Nesta sexta-feira (12) o Vasco da Gama vai revelar a renovação feita na famosa base de remo do clube, localizada em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas. Além do resultado das obras, as novas instalações administrativas serão inauguradas juntamente com o início do ‘Tour da Lagoa’. O evento terá início às dez horas da manhã e irá também homenagear os vascaínos responsáveis pela realização desse projeto, liderados pelo torcedor Fernando Lima, o ‘Zé Colmeia’ do Vasco da Gama.
Início do Vasco no Remo
O remo foi introduzido pelo Vasco da Gama em 21 de agosto de 1898, no mesmo dia de sua fundação, por um grupo de brasileiros e portugueses humildes no Bairro da Saúde, na zona portuária do Rio de Janeiro. O esporte era muito popular naquela época, mas bastante elitista entre seus participantes, o que causou atritos entre as equipes devido à adesão do clube Cruz-maltino, que não fazia parte da elite.
O remo era praticado na Baía de Guanabara, por clubes ligados à elite da época, que se opunham ao clube Cruz-maltino por abrir o esporte para todas as classes da população, independentemente de seu nível econômico ou social. Mesmo enfrentando obstáculos devido aos objetivos sociais reprimidos por outras equipes, a equipe vascaína conquistou o bicampeonato no remo nos anos de 1905-1906, tornando-se o clube mais vitorioso no remo no RJ na segunda década de 1900.
A Sede Náutica da Lagoa
A sede do Vasco da Gama foi estabelecida em 1948, no mesmo ano em que o clube completou cinquenta anos, durante o mandato do presidente Antonio Rodrigues Tavares, utilizando os excedentes da campanha Pró-avião, que presenteava o país com o avião ‘Vasco da Gama’ durante o período de guerra. Localizada na Rua General Tasso Fragoso (antiga Rua Martius) número 65, no Bairro da Lagoa, foi aberta dois anos depois, durante a celebração dos 52 anos do Vasco.
Segundo a página do Vasco, a construção da Sede Náutica, projetada pelo engenheiro e arquiteto pernambucano Américo Rodrigues Campelo, seguiu o estilo da arquitetura moderna que ganhou destaque no Rio de Janeiro a partir da década de 1930. Com painéis azulejados de Roberto Burle Marx, reforça-se a proposta vanguardista da obra para a época em que foi realizada.
O Vasco também prestará homenagem aos quase 200 vascaínos que tornaram possível o projeto de renovação da sede nesta sexta-feira (12).
Fonte: Esportes News Mundo