O jogo entre Vasco e Minas, que acontece nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), no Ginásio de São Januário, com transmissão ao vivo e com imagens do UOL, é muito especial para o time da casa. A partida marca não apenas o retorno do Vasco nesta temporada do NBB, mas também a volta do clube à elite do basquete nacional.
O Vasco está de volta ao NBB após um período de quatro anos fora da principal liga do país. O time cruz-maltino agora faz parte de um seleto grupo de seis clubes que estão presentes tanto na elite do basquete quanto no futebol nacional.
A estreia do Vasco será o primeiro jogo do NBB transmitido pelo UOL Esporte no YouTube. Todas as segundas-feiras, o UOL vai levar até você uma partida do melhor basquete do Brasil.
NBB com ares de Brasileirão
Com a chegada do Vasco e do Botafogo nesta temporada, o NBB agora conta com sete clubes conhecidos também pelo futebol. Os outros clubes são Flamengo, São Paulo, Corinthians e Fortaleza – este último em uma parceria de três anos com o Basquete Cearense, que disputou o NBB entre 2012 e 2020.
Os clubes de futebol têm conquistado resultados impressionantes no basquete, especialmente o Flamengo. Metade dos 14 títulos disputados ao longo da história do NBB ficaram nas mãos do Rubro-Negro. O São Paulo, por sua vez, que estreou no Novo Basquete Brasil em 2019, já acumula dois vice-campeonatos.
O Vasco nunca avançou além das oitavas de final em suas três temporadas no NBB. Nos anos de 2016/17 e 2017/18, o time cruz-maltino foi eliminado nessa fase, enquanto na temporada de despedida da liga (2018/19), terminou em penúltimo lugar.
Revivendo a tradição no basquete
O Vasco, adormecido desde o início do NBB em 2008, é um gigante no basquete brasileiro. Durante os anos de 1999 a 2001, o clube conquistou dois títulos brasileiros e duas Ligas Sul-Americanas, e a equipe feminina também foi vitoriosa neste período. No entanto, problemas financeiros enfraqueceram o projeto esportivo multimodal do Vasco no século XXI.
O projeto de revitalização do basquete foi viabilizado após o Vasco fechar parcerias, incluindo uma com a empresa de Ronaldinho Gaúcho. Agora, a equipe se chama oficialmente R10 Score Vasco, em referência ao aplicativo de estatísticas esportivas.
“O torcedor tem compreendido que esse é um processo de médio e longo prazo, no qual não estamos buscando resultados imediatos, já que isso não seria possível, considerando os investimentos feitos em outros times ao longo dos últimos anos. Estamos retornando agora e não apenas prometendo, mas mostrando ao nosso torcedor o caminho que desejamos seguir” – Gegê Chaia, gestor técnico do Vasco, em entrevista à LNB.
O Vasco volta ao NBB com uma equipe jovem, complementada por alguns jogadores experientes. Oito dos 14 jogadores têm 23 anos ou menos, mas atletas com experiência, como Gustavo Basílio, que já defendeu o Vasco na temporada 2017/18, e Cauê Verzola, trazem um toque de experiência ao elenco.
A pré-temporada do Gigante da Colina foi concluída com a conquista do título da Copa KTO, um torneio quadrangular que contou com a participação de Caxias e União Corinthians, equipes que também vão disputar a próxima edição do NBB.
Fonte: UOL
Escreva seu comentário