O Clube de Regatas Vasco da Gama está ativo no mercado em busca de um zagueiro para reforçar o time. O presidente Pedrinho entrou em contato com o zagueiro luso-brasileiro Pepe, de 41 anos, porém as tratativas não avançaram. Diante disso, o mandatário voltou sua atenção para o colombiano Yerry Mina, de 29 anos, jogador experiente e com bagagem em seleções nacionais.
O ponto crucial é que a investida vascaína pode atrapalhar os planos do Botafogo, que também está de olho no defensor. O clube comandado por John Textor já fez uma proposta oficial e ainda mencionou a possibilidade de uma transferência para o Lyon, da França, ao final da temporada.
Consciente da concorrência pela contratação de Yerry Mina, o presidente do Vasco da Gama buscou diretamente o agente Andrey Martínez, representante do jogador. Pedrinho apresentou a primeira proposta e aguarda um retorno por parte do estafe do atleta nos próximos dias.
Recentemente, Yerry Mina disputou a final da Copa América contra a Argentina e afirmou que precisaria de um tempo para descanso antes de decidir o rumo de sua carreira. Além do aspecto financeiro, o Vasco da Gama conta com o atrativo de Philippe Coutinho, recém-contratado, para influenciar na chegada de outros jogadores de qualidade.
No primeiro contato, Yerry Mina demonstrou entusiasmo com a possibilidade de jogar ao lado de Coutinho. O bom momento vivido pelo Vasco é outro fator motivador para o jogador, que sonha em participar novamente da Copa Libertadores da América. Durante as conversas, o presidente Pedrinho apresentou o projeto do clube, enfatizando o retorno do espírito vencedor.
Ficou claro que o Vasco está trabalhando para voltar a competir em torneios internacionais a partir da próxima temporada. A Sul-Americana é vista com bons olhos, porém a meta interna é conquistar uma vaga na Libertadores da América de 2025. Além disso, os resultados recentes animaram o departamento de futebol quanto à possibilidade de avançar até a final da Copa do Brasil.
Além do Botafogo, o Vasco também foi informado que o jogador despertou interesse de clubes da Bulgária, Polônia e Rússia. No entanto, por ora, Mina prefere retornar ao futebol sul-americano. Seu desejo é atuar em uma liga competitiva e permanecer próximo à família, sendo o Brasil sua prioridade.
Mesmo assim, o Vasco não pretende se envolver em disputas acirradas pelo atleta e estabeleceu um prazo para a definição da negociação. Pedrinho definiu que o desfecho da contratação deve ocorrer até o final da próxima semana. Após esse prazo, o diretor executivo Marcelo Sant’ana buscará outras opções no mercado.
Com passagens por Barcelona, da Espanha, e Everton, da Inglaterra, o zagueiro atuou na Itália por Fiorentina e Cagliari. Nesta temporada, disputou 14 jogos e balançou as redes duas vezes. No Brasil, defendeu o Palmeiras de 2016 a 2017.
Fonte: RTI Esporte