Há aproximadamente um ano, o clube designou dois profissionais exclusivamente para o player care (cuidado com o jogador, em tradução livre). Esse trabalho é essencial para ajudar atletas e comissão técnica em quaisquer necessidades fora dos gramados. Os recém-chegados são os que mais se beneficiam dessa iniciativa.
Historicamente, a assistência do clube nesse sentido já existia. Antes, esse papel costumava ser acumulado pelo gerente ou supervisor de futebol, mas a diretoria reconheceu a importância de criar um setor específico para atender a essas demandas.
— Nossa função de player care abrange diversos aspectos do cotidiano do atleta. Falando diretamente sobre a chegada de um novo jogador, é vital que façamos esforços para acelerar a adaptação dele ao clube e à cidade, para que ele e sua família se sintam em casa o quanto antes. Também buscamos que o atleta compreenda a grandeza do Vasco, a responsabilidade de vestir essa camisa e representar a nossa torcida — afirmou Leandro Amorim, da equipe de player care, ao ge.
Maurício Lemos em treino do Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Esses profissionais oferecem suporte em diversos aspectos, como chegada, hospedagem em hotéis, transporte para os treinos nos primeiros dias, aluguel e visitação de imóveis, escola para os filhos, arrumação de carro e até chip de celular. Todas as necessidades dos jogadores e suas famílias ficam sob a responsabilidade deste departamento, especialmente nas primeiras semanas.
— Achei excelente, um serviço ótimo para os atletas se sentirem mais acolhidos ao chegarem em um novo lugar. Tive bastante contato com o Leandro e foi ótima a recepção que ele me deu. Em todo momento, não deixou a desejar e foi super atencioso. Acredito que o player care facilitou tudo nos meus primeiros dias aqui no Vasco — opinou Maurício Lemos, uruguaio contratado nesta temporada.
Os jogadores mais experientes também têm acesso a esse suporte. Durante os jogos, por exemplo, a equipe ajuda especialmente os familiares, cuidando da logística desde o transporte até a acomodação e facilitando o encontro entre eles e os atletas após a partida.
Vários clubes estão adotando essa prática atualmente. A compreensão é de que esse setor influencia diretamente na performance, adaptação e continuidade da carreira dos atletas. O suporte inclui planejamento, moradia, cultura, idiomas, aspectos psicológicos, entre outros.
Fonte: ge