Reconhecendo a inclusão como um dos seus princípios e compreendendo que a acessibilidade no cenário digital é iminente e vantajosa para todos, o Vasco da Gama tem o orgulho de anunciar o Movimento Web para Todos (MWPT) como aliado neste dia 05 de setembro, data em que o clube realizará atividades em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro.
Idealizado pela agência Espiral Interativa, com o apoio do W3C Brasil, um consórcio internacional que define padrões para a web em todo o mundo, e diversas organizações comprometidas com a inclusão, este Movimento irá colaborar como parceiro estratégico na criação de uma presença online mais acessível para o Vasco, ajudando não apenas as pessoas com deficiências, mas também outros grupos que necessitam de acessibilidade digital, como os idosos, a interagir com mais liberdade nos canais digitais do clube.
A parceria inclui a descrição das imagens dos posts durante os jogos do Vasco no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024, com foco na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão. Também contará com assessoria especializada durante algumas transmissões na VascoTV e ações educativas, além de treinamentos em acessibilidade digital para as equipes do clube. Como parte dessa aliança, será realizado um webinar de conscientização para todas as instituições parceiras do Vasco, ressaltando a importância da inclusão digital no mundo do futebol.
Estreia em jogo temático
O embate entre Vasco e Juventude, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, será marcado por homenagens à comunidade surda. Além da introdução de legendas alternativas nas redes sociais e do início da tradução em libras nas transmissões da VascoTV, o Gigante da Colina leiloará as camisas dos 11 titulares, em parceria com a Play For a Cause, em prol da Associação de Assistência às Causas Sociais – AACS, que há 64 anos apoia crianças e adolescentes com distúrbios comportamentais e de aprendizagem, portadores de deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiados incluem residentes do Morro dos Macacos e comunidades nos bairros de Vila Isabel, Tijuca, Engenho Novo e regiões vizinhas. O uniforme contará com um patch alusivo à campanha e o nome dos atletas em libras.
Sobre o Movimento Web para Todos
O Movimento Web para Todos visa mobilizar, educar e transformar a sociedade para construir uma web acessível a todos, incluindo as mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Fundado em 2017 pela Espiral Interativa, agência especializada em comunicação inclusiva, e com a parceria do W3C Brasil, este movimento promove o compartilhamento de experiências por meio de sua plataforma online, troca de conhecimento técnico e oferece ferramentas e serviços que ajudam na construção de sites e aplicativos acessíveis. Com o apoio de parceiros estratégicos e um time de voluntários especialistas em acessibilidade, o Web para Todos também oferece oficinas de capacitação e elabora relatórios técnicos sobre acessibilidade na web, com a missão de disseminar informações qualitativas para a sociedade e, futuramente, estabelecer parâmetros para monitorar a transformação digital.
Fonte: Site Oficial do Vasco