O Palmeiras tem 99,9% de probabilidades de se consagrar campeão do Brasileirão 2023 nesta semana, mas o título simbólico do segundo turno já tem dono 100% garantido: o Atlético-MG, com desempenho superior a 72% na segunda parte do campeonato.
Com a vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, com gol de Paulinho nos minutos finais, o Galo chegou a 39 pontos no segundo turno, não podendo mais ser alcançado na rodada final pelo Palmeiras, que venceu o Fluminense por 1 a 0, somando 35 pontos no returno. Entretanto, nada que preocupe a torcida palmeirense, prestes a comemorar o 12º título do Brasileirão de sua história.
Botafogo vive a decepção do fim do sonho
Na rodada #37, o Botafogo empatou sem gols com o Cruzeiro no Nilton Santos e ficou oficialmente sem chances de ser campeão. A queda de 51% no desempenho, em relação à primeira parte do campeonato (82,5% para 31,5%), demonstra como o ano poderia ter um desfecho melhor se o time fosse mais regular no segundo turno – o Palmeiras está prestes a ganhar o título com 62,2% dos pontos conquistados.
No fundo da tabela, o Goiás assumiu o último lugar no segundo turno ao perder para o Fortaleza (1 a 0) e ser ultrapassado pelo América-MG, que surpreendeu o Bahia, ainda ativo na luta para não ser rebaixado, com vitória por 3 a 2.
Confira abaixo a classificação do segundo turno
Veja a variação do desempenho de cada equipe no turno e no segundo turno
Fonte: ge