O Vasco está lutando para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro do próximo ano, o que terá um impacto direto no elenco da equipe para a temporada seguinte. Atualmente, 12 jogadores têm contratos válidos até dezembro deste ano, com alguns tendo metas a cumprir para continuar no clube por mais um ano.
Um exemplo é Rossi. Se o Vasco permanecer na Série A, o atacante automaticamente ficará por mais uma temporada, pois seu contrato vai até dezembro. Em caso de rebaixamento, as partes vão se reunir para discutir como será o próximo ano. Devido à sua baixa onerosidade e facilidade em negociações, existe a possibilidade de ele renovar.
Quanto a Robson, Ivan e Praxedes, a situação deles depende muito do que o time vai enfrentar em 2024. Para que os três permaneçam, eles precisam ser adquiridos em definitivo. O defensor está sendo avaliado pela comissão técnica e diretoria, e seus direitos estão ligados ao Nice-FRA. Um novo empréstimo ainda não está descartado.
Praxedes, por sua vez, será comprado por cerca de R$ 26 milhões caso o Vasco se mantenha na elite. O jogador pertence ao Red Bull Bragantino e o Vasco já demonstrou interesse em adquiri-lo em definitivo. No entanto, um rebaixamento reduziria drasticamente o orçamento da equipe para 2024, tornando essa contratação inviável.
Ivan, que tem sido pouco utilizado, tem um destino incerto, já que Léo Jardim foi contratado até dezembro de 2025. Como se trata de um goleiro reserva, o Vasco não vai fazer grandes esforços, independentemente do resultado final no Brasileirão.
Com seu contrato prestes a terminar, Zé Gabriel já iniciou conversas para renovar e ficará por mais duas temporadas no Vasco. O volante é titular de Ramón Díaz e tem tudo para continuar em São Januário. Gabriel Dias também deve ter seu contrato renovado, uma vez que enfrentou diversos problemas de lesão e ainda será avaliado por mais tempo.
Alex Teixeira e Miranda não serão mantidos
Dois nomes que não renovarão são o zagueiro Miranda e o atacante Alex Teixeira. O jovem defensor não agradou à comissão técnica e as negociações para renovação sequer começaram. Quanto a Alex, ele está perto de deixar o clube, já que seu ciclo está chegando ao fim.
Por ter um dos salários mais elevados no elenco, a diretoria acredita que a saída de Alex Teixeira abrirá espaço para uma contratação de maior impacto, que agrade mais à comissão técnica. A expectativa é que Ramón Díaz indique alguns nomes ao término da temporada.
Maicon e Sebastian estão em dúvida
Os contratações de última hora, o zagueiro Maicon e o atacante Sebastian, ainda são incógnitas para 2024. No caso do defensor, a situação é semelhante à de Zé Gabriel e Gabriel Dias, ou seja, a renovação depende apenas de uma conversa. Maicon, inicialmente, não agradou a comissão técnica, mas tem jogado com certa frequência ultimamente.
Indicado por Ramón Díaz, Sebastian é um jogador que deve voltar ao Houston Dynamo-EUA, seu clube de origem. Ele foi emprestado ao Vasco e não conseguiu render conforme o esperado pelo treinador argentino, que já o conhecia dos tempos de Libertad-PAR. Portanto, o Vasco não irá exercer o direito de compra, mas um novo empréstimo ainda pode ser discutido.
Fonte: Itatiaia