Seguindo a declaração impactante de Ramón Díaz, que afirmou durante uma coletiva de imprensa no domingo que “o Vasco não vai cair”, o ge analisou os números da equipe sob o comando do treinador argentino para determinar se é possível ou não evitar o rebaixamento com o desempenho atual.
Para se manter na primeira divisão, os clubes precisam alcançar a pontuação mágica de 45 pontos. De acordo com estudos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a probabilidade de rebaixamento com essa pontuação é menor que 3%. No entanto, também há grandes chances de escapar com 42 pontos – no ano passado, o Cuiabá se livrou com 41, por exemplo.
No momento, o Vasco (que tem um jogo a menos) está na 18ª posição com 17 pontos. Para atingir o corte de 45 pontos, o clube precisaria acumular 28 dos 51 pontos restantes em disputa. Isso corresponde a um desempenho de 54,9%.
Ramón assumiu o comando em julho e dirigiu o Vasco em sete partidas no Brasileirão, a partir do confronto com o Athletico (16ª rodada).
- 2 vitórias
- 2 empates
- 3 derrotas
O desempenho de 38,1% sob o comando de Ramón é superior aos 21,4% anteriores à sua chegada. Com ele no comando, o Vasco saiu da última posição do Brasileirão e atualmente está a cinco pontos de distância do primeiro time que está fora da zona de rebaixamento, o Bahia. No entanto, esses pontos ainda não seriam suficientes para alcançar os 45 pontos necessários.
Após o empate com o Bahia no domingo, o comandante afirmou: “Uma mensagem para todos e para a torcida do Vasco: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Façam o que fizerem, o Vasco não vai cair. Vamos lutar até o fim”.
Nos últimos cinco jogos…
…o desempenho do Vasco melhorou consideravelmente. A vitória sobre o Grêmio (18ª rodada) marcou a estreia de Vegetti, autor do único gol da partida. Também foi a primeira vez que Paulinho e Praxedes atuaram juntos no meio-campo e Medel como zagueiro. Essa formação pode ser considerada o alicerce da equipe atual.
O Vasco nos últimos cinco jogos
- 1 x 0 Grêmio (em casa) 🟢
- 1 x 1 Bragantino (fora) ⚪
- 1 x 0 Atlético-MG (em casa) 🟢
- 0 x 1 Palmeiras (fora) 🔴
- 1 x 1 Bahia (fora) ⚪
Isso representa um desempenho de 53,3%, praticamente o que o clube precisa para alcançar os 45 pontos mágicos e um desempenho superior ao necessário para alcançar os 42 pontos, corte que reduz drasticamente o risco de rebaixamento.
Nas próximas quatro rodadas, o Vasco terá três confrontos contra equipes que estão lutando para se manter na divisão: enfrentará o Santos (17º), o Coritiba (20º) e jogará a partida adiada contra o América Mineiro (19º).
Fonte: ge