O portal ge teve acesso exclusivo a uma imagem de Saka, destaque do Arsenal e da seleção inglesa, ao lado de Gabriel Magalhães, zagueiro do time inglês e da seleção brasileira. O Vasco enviou camisetas personalizadas para ambos.
Saka foi alvo de discriminação no futebol inglês em 2021. O meia do Arsenal perdeu o pênalti decisivo da Inglaterra na final da Eurocopa e, após o ocorrido, foi alvo de ofensas racistas nas redes sociais, assim como Rashford e Sancho, que também erraram pênaltis.
A ação de enviar camisetas para jogadores que já enfrentaram discriminação é realizada pela Vasco SAF. O intuito é levar a luta do clube contra o preconceito para além das fronteiras, algo característico da instituição. O conjunto inclui documentos sobre a história dos Camisas Negras de 1923, a conquista do título do Campeonato Sul-Americano de 48 pelo Vasco, feito que tornou o clube o primeiro campeão continental entre clubes, além de outros itens.
Além de Saka e Gabriel Magalhães, o Vasco também enviou conjuntos personalizados para Bellingham, do Real Madrid, que sofreu discriminação em um jogo da seleção inglesa em 2021, Heung-min Son, do Tottenham, alvo de racismo por sua origem asiática, e Alexsander Isak, atacante do Newcastle. Rashford, do Manchester United, também foi contemplado.
Atletas brasileiros
Diversos atletas brasileiros também foram presenteados com os conjuntos do Vasco. Vinicius Junior, durante o clássico contra o Flamengo, recebeu uma camiseta em campo após sofrer discriminação de torcedores rivais no Campeonato Espanhol. Segundo apuração do ge, o atacante do Real Madrid receberá um novo conjunto em breve.
Além de Vini Jr, Rodrygo, Endrick e Joelinton, da seleção brasileira, também já receberam os presentes do Vasco. O meia do Newcastle, inclusive, agradeceu ao clube nas redes sociais no ano passado.
Bruno Guimarães, Douglas Luiz e Richarlison, jogadores da Seleção e com vínculos com o Vasco, também foram presenteados com conjuntos do clube na última data Fifa.
Cronograma de ações da Resposta Histórica
No centenário da Resposta Histórica, 2024 tem sido marcado por ações do Vasco desde o início do ano. Nos primeiros jogos da temporada, nos amistosos no Uruguai e na estreia no Carioca, o time entrou em campo com o uniforme dos Camisas Negras, equipe responsável pelo primeiro título carioca do clube em 1923, e com os nomes dos jogadores.
No segundo jogo, contra o Sampaio Corrêa no Carioca, os uniformes exibiam o nome de personalidades negras importantes, especialmente na luta contra o racismo, como Lewis Hamilton, Nelson Mandela e outros.
As camisetas foram leiloadas e o montante arrecadado foi doado ao Observatório Racial no Futebol, parceiro da ação.
Nesta semana, o Vasco lançou uma coleção de camisetas em celebração aos 100 anos da Resposta Histórica. A edição limitada contempla quatro opções de estampas.
Fonte: ge