O portal ge teve acesso de forma exclusiva a uma imagem de Saka, destaque do Arsenal e da seleção inglesa, ao lado de Gabriel Magalhães, defensor do clube inglês e da seleção brasileira. O Vasco enviou camisetas personalizadas para ambos.
Saka foi alvo de discriminação no futebol inglês em 2021. O meio-campista do Arsenal perdeu o pênalti decisivo da Inglaterra na final da Eurocopa e, após o ocorrido, foi vítima de comentários racistas nas redes sociais, juntamente com Rashford e Sancho, que também erraram penalidades.
A ação de enviar camisetas para jogadores que já sofreram racismo é parte da Vasco SAF. O intuito é ampliar internacionalmente a luta do clube contra a discriminação, um dos pilares da instituição. O conjunto inclui materiais sobre a história dos Camisas Negras de 1923, a conquista do título do Campeonato Sul-Americano de 1948 pelo Vasco, sendo o primeiro clube campeão continental, e outros objetos.
Além de Saka e Gabriel Magalhães, o Vasco enviou conjuntos personalizados para Bellingham, do Real Madrid, que foi alvo de discriminação em um jogo da seleção da Inglaterra em 2021, Heung-min Son, do Tottenham, que sofreu preconceito por sua origem asiática. Alexander Isak, atacante do Newcastle, e Rashford, do Manchester United, também serão contemplados.
Jogadores brasileiros
Diversos jogadores brasileiros também receberam os conjuntos do Vasco. Vinicius Junior, no intervalo do clássico contra o Flamengo, foi presenteado com uma camiseta no campo, após ter sido alvo de preconceito por torcedores rivais no Campeonato Espanhol. Segundo apuração do ge, o atacante do Real Madrid receberá outro conjunto.
Além de Vini Jr, Rodrygo, Endrick e Joelinton, da seleção brasileira, já foram agraciados com os presentes do Vasco. O meio-campista do Newcastle, inclusive, agradeceu ao clube em suas redes sociais no ano passado.
Bruno Guimarães, Douglas Luiz e Richarlison, jogadores da Seleção e com identificação com o Vasco, também receberam conjuntos do clube durante a última data Fifa.
Calendário de ações da Resposta Histórica
No Centenário da Resposta Histórica, o ano de 2024 tem sido marcado por ações do Vasco desde janeiro. Nos dois primeiros jogos da temporada, nos amistosos no Uruguai e na estreia no Carioca, a equipe entrou em campo com o uniforme dos Camisas Negras, time do primeiro título carioca do clube em 1923, e os nomes dos jogadores da época impressos nas camisetas.
Nos uniformes do segundo jogo, contra o Sampaio Corrêa no Carioca, foram destacados nomes de personalidades negras relevantes, especialmente na luta contra o racismo, como Lewis Hamilton, Nelson Mandela e outros.
As camisetas foram leiloadas e a renda obtida foi destinada ao Observatório Racial no Futebol, parceiro na iniciativa.
O Vasco lançou nesta semana uma linha de camisetas em celebração aos 100 anos da Resposta Histórica. A edição limitada conta com quatro estampas distintas.

Fonte: ge