Atualmente, existem 6 pontos de diferença entre as duas equipes e, caso o Vasco vença o Esquadrão de Aço, a distância será reduzida para apenas 3 pontos, subindo também para a 9ª colocação e deixando o Atlético-MG, que conta com 41 pontos, para trás. Ademais, o Vasco ficaria a apenas 1 ponto do Cruzeiro, que ocupa o 8º lugar na tabela neste momento.
Embora inicialmente apenas os 6 primeiros colocados tenham a chance de garantir uma vaga na competição continental — sendo 4 diretas e 2 para a pré-Libertadores — essa situação pode se alterar até o final da temporada. O Vasco precisará, inclusive, torcer por alguns concorrentes para que isso aconteça.
Isso porque times como Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro e até mesmo o seu grande rival Flamengo podem facilitar a vida do Vasco nessa empreitada, visto que mais três vagas podem surgir a partir das disputas da Libertadores, CONMEBOL Sul-Americana e Copa do Brasil, permitindo até um possível G-9.
Porém, tudo dependerá de quem levantar os troféus nessas competições e da posição final dessas equipes no Brasileirão.
O Glorioso tem chances na Libertadores, assim como o Atlético-MG, uma vez que ambos estão na semifinal com boas possibilidades de avançar. O Galo se encontra também na final da Copa do Brasil, assim como o Rubro-Negro. A Raposa, por outro lado, luta por uma vaga na Sul-Americana, torneio que também se encontra em sua fase semifinal.
Além disso, os clubes cariocas enfrentam confrontos diretos contra equipes que já estão no G-6 ou próximas dele nas últimas oito rodadas do Brasileirão. Além do Bahia, o Vasco verá pela frente o Botafogo, Fortaleza, Internacional e Atlético-MG, sendo apenas um desses compromissos fora do Rio, contra o Leão do Pici.
Serão 24 pontos ainda em jogo para o Vasco, que poderá chegar, no máximo, a 64, a mesma pontuação do líder Botafogo neste momento.
Fonte: ESPN