O Vasco da Gama encerrou a primeira metade do Brasileirão na penúltima posição da tabela. Neste domingo, na 20ª rodada, o time vai receber o Atlético-MG com o objetivo de se salvar do rebaixamento em 2023. Após conquistar o direito na Justiça, o Vasco vai enfrentar o Galo no Maracanã às 11 horas (horário de Brasília).
As duas equipes tiveram campanhas decepcionantes até agora no campeonato. O Atlético-MG, antes cotado como um dos favoritos ao título, passou grande parte do primeiro turno distante das primeiras posições e terminou a primeira fase em décimo lugar, com 27 pontos e 47% de aproveitamento.
Já o Vasco, que pelo menos não esperava ter problemas com o rebaixamento, teve a maior sequência de derrotas e quase ficou na última posição ao fechar o primeiro turno. Com 13 pontos e 24% de aproveitamento, o Gigante da Colina está na 19ª colocação.
Por outro lado, as duas equipes terminaram a primeira metade do Campeonato Brasileiro com bons resultados e esperam começar o segundo turno com o pé direito. O Atlético-MG venceu o São Paulo e o Bahia, enquanto o Vasco derrotou o Grêmio e empatou com o Red Bull Bragantino.
Portanto, o jogo deste domingo pode abrir caminho para uma reação. O Atlético-MG busca uma vaga na Libertadores e o Vasco tenta escapar do rebaixamento.
No Vasco, o técnico Ramón Díaz está suspenso e não poderá ficar na área técnica. Seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz, vai substituí-lo. Outra ausência é o meia-atacante Orellano, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo contra o Massa Bruta. Porém, Praxedes retornará após ficar de fora da última partida por questões contratuais.
No Atlético-MG, Felipão não poderá contar com Pavón, suspenso, e deve escalar Pedrinho em seu lugar. Além disso, Zaracho, Hyoran e Igor Rabello estão vetados por questões físicas.
No primeiro turno, o Vasco surpreendeu o Atlético-MG e venceu por 2 a 1 em Belo Horizonte.
Ficha técnica
Vasco-RJ x Atlético-MG
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 20 de agosto de 2023
Horário: 11h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC-Fifa)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE-Fifa) e Kleber Lucio Gil (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Vasco: Léo Jardim, Robson, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho, Sebastian Ferreira (Figueiredo) e Gabriel Pec; Vegetti
Técnico: Emiliano Díaz (Interino)
Atlético-MG: Everson, Mariano, Jemerson e Lemos, Arana; Battaglia, Otávio, Igor Gomes, Paulinho, Pedrinho e Hulk
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Fonte: Gazeta Esportiva