Em mais um clássico no Campeonato Brasileiro, Vasco e Fluminense se encontram neste sábado, às 16h, no Estádio Olímpico Nilton Santos. Os clubes já duelaram 15 vezes no local e têm memórias marcantes, como um gol nos minutos finais que decidiu o título do Brasileirão de 2011.
Naquela ocasião, o Cruzmaltino disputava a liderança com o Corinthians – o clube paulista estava na primeira posição. Se perdesse ou empatasse contra o Tricolor na 37ª rodada, o Vasco diria adeus ao título. E foi exatamente o que aconteceu até os 45 minutos do segundo tempo. Porém, Bernardo marcou o gol da vitória e desabou em lágrimas – de emoção – no Nilton Santos. O clube não se sagrou campeão naquele ano, mas esse jogo ficou gravado no coração dos vascaínos.
Os outros 14 confrontos entre as equipes são favoráveis ao Fluminense – o Tricolor sai na frente com seis vitórias, enquanto o Vasco venceu quatro vezes. O clube carioca também detém a supremacia como o maior vencedor do Engenhão, porém o Cruzmaltino leva a melhor contra times grandes no estádio – conquistou seis triunfos, incluindo a memorável goleada de 6 a 0 sobre o Botafogo, em 2010.
Emoção é o que não falta nos embates ocorridos no estádio. Em 2013, por exemplo, o Vasco venceu o Fluminense por 3 a 2, em uma partida com duas reviravoltas, garantindo a classificação para a final da Taça Guanabara. O gol que selou a vaga do Cruzmaltino foi marcado por Dedé.
O último confronto entre as equipes no estádio foi pelo Brasileirão, em novembro de 2015, com vitória do Fluminense por 1 a 0. Gerson, atualmente no Flamengo, foi quem marcou o gol do triunfo Tricolor.
O Vasco possui a vantagem de 152 vitórias no clássico contra o Fluminense, que tem 122, e busca mais uma vitória para se afastar da zona de rebaixamento. A equipe ocupa a 18ª posição com 17 pontos – cinco menos que o Bahia, primeiro time fora da zona de descenso.
Fonte: Esporte News Mundo