O discurso no Vasco é de que a equipe encara cada jogo da reta final do Brasileirão como uma final. As três vitórias nos últimos três jogos deram tranquilidade à equipe de Ramón Díaz, mas os próximos cinco prometem ser desafiadores.
Isso porque o Vasco vai precisar quebrar algumas escritas para sair vencedor desses duelos e garantir a permanência na Série A do campeonato. Estima-se que se o clube vencer duas das cinco partidas que restam vai se livrar do rebaixamento. No momento, o time tem 40 pontos – três a mais que o Cruzeiro, primeiro time dentro do Z-4.
Os desafios que aguardam o Vasco no Brasileirão
Jejum no Mineirão
O primeiro desafio já é na próxima semana. O Vasco não vence o Cruzeiro no Mineirão há seis anos, desde o dia 26 de novembro de 2017, quando venceu por 1 a 0. Desde então, as equipes se enfrentaram cinco vezes no estádio, com três vitórias dos mineiros e dois empates.
Também na Arena da Baixada
Se o jejum no Mineirão dura seis anos, na Arena da Baixada é pior. Desde que o estádio foi reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Vasco não vence o Athletico-PR lá. O Furacão é o adversário da 35ª rodada.
Nos últimos oito anos, os times se enfrentaram quatro vezes na Arena da Baixada e todas terminaram com vitória do Athletico. Na última vez, em 27 de dezembro de 2020, o time paranaense venceu por 3 a 0. O último triunfo vascaíno lá foi pela Copa Sul-Americana de 2007, por 4 a 2. No primeiro turno do Brasileirão de 2023, o Athletico venceu o Vasco por 2 a 0, conseguindo sua primeira vitória em São Januário.
13 anos sem vencer o Corinthians
Adversário da 36ª rodada, o Corinthians é uma grande pedra no sapato do Vasco. O jogo será em São Januário, mas não importa o local, o time carioca não vence os paulistas há 13 anos.
A última vitória do Vasco sobre o Corinthians foi em 13 de outubro de 2010, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. De lá pra cá, as equipes se enfrentaram em 20 oportunidades, com 12 vitórias do Timão e oito empates.
Nenhuma vitória na Arena do Grêmio
A Arena do Grêmio, palco do jogo da 37ª rodada, representa mais um desafio para o Vasco, que nunca venceu o time gaúcho no estádio, inaugurado em dezembro de 2012. Desde então, os times se enfrentaram sete vezes no local, e o Grêmio venceu todas.
RB como último obstáculo
Para encerrar a lista de desafios do Vasco na reta final do campeonato, o time terá pela frente o Red Bull Bragantino na última rodada do Brasileirão. O jogo será em São Januário, mas com outro tabu a ser quebrado.
Desde que o time paulista passou a ser gerido pela Red Bull, em abril de 2019, nunca perdeu para o Vasco. Foram três jogos, com uma vitória do Bragantino e dois empates.
Fonte: ge