São Januário não é apenas um estádio de futebol. Na verdade, é um dos estádios mais significativos do país, mas vai além do seu papel como arena esportiva. O Estádio de São Januário faz parte da história do Brasil, sendo palco de manifestações políticas, sociais e culturais ao longo de quase cem anos. Ele é um estádio vivo, com uma essência única em cada tijolo. E o que torna São Januário grandioso não é apenas sua relevância esportiva – que é inegável – mas também a sua conexão com o ambiente onde está inserido.
Uma parte do Rio de Janeiro e da Zona Norte
São Januário é parte integrante do Rio de Janeiro, da Zona Norte, de São Cristóvão. São Januário pertence à Barreira do Vasco, ao Tuiuti e ao Arará. São Januário é dos torcedores vascaínos e de todos que o cercam. A interdição de São Januário ocorreu através de meios questionáveis, mas acabou proporcionando uma oportunidade para demonstrações claras de amor e respeito ao Vasco, ao seu estádio e às suas tradições. Mais uma vez, os vascaínos se uniram contra o preconceito e a elitização que, infelizmente, ainda persistem em nossa sociedade.
A voz da comunidade
Os moradores da Barreira do Vasco e todos que vivem próximos prestaram um serviço inestimável ao se levantarem e exigirem respeito às comunidades e a reabertura de sua segunda casa, São Januário. Suas vozes foram ouvidas e agradecemos pelo esforço e resiliência.
O apoio das autoridades e da imprensa
Expressamos nossos agradecimentos ao poder público municipal e estadual, ao Ministério Público, à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e aos parlamentares pelo diálogo e pela busca de soluções que resultaram na reabertura de São Januário, considerada uma solução justa e necessária para o Vasco, para os vascaínos e para a população ao redor.
Também queremos agradecer aos meios de comunicação, que se envolveram na divulgação do absurdo que era manter o estádio de São Januário fechado com argumentos equivocados e preconceituosos. A imprensa esportiva foi fundamental para conscientizar a sociedade sobre um assunto que vai além do esporte.
A força da torcida
No fim das contas, foi a nossa gigantesca torcida, espalhada pelo Brasil e pelo mundo, que mais uma vez se uniu para defender não apenas a nossa casa, mas principalmente os ideais que orientam o Vasco desde a sua fundação. Os vascaínos nunca abrirão mão de lutar por um lugar que é sagrado para todos nós.
O Vasco precisa estar em São Januário. E também no Maracanã.
Fonte: Site Oficial do Vasco