No início de junho, um Vasco com esperanças quase inexistentes e vindo de três derrotas consecutivas foi goleado por 4 a 1 pelo rival Flamengo, no primeiro turno, afundando na penúltima posição. Quatro meses se passaram e o cenário mudou completamente: o time cruz-maltino inicia a 28ª rodada, novamente em um clássico, marcado para domingo, às 16h, no Maracanã, com um desempenho muito próximo ao do Bragantino, líder do segundo turno, em uma campanha que pode evitar o seu rebaixamento.
O Vasco tem a sexta melhor campanha do segundo turno, com 14 pontos conquistados em quatro vitórias e dois empates em oito jogos, com um aproveitamento de 58,3%. Se a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, em agosto – jogo adiado do primeiro turno disputado no segundo turno – for considerada, a equipe de Ramón Díaz estaria empatada com o Bragantino na liderança do segundo turno, com 17 pontos conquistados em cinco vitórias e dois empates.
A vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, juntamente com as derrotas do Santos e do Cruzeiro nesta rodada, elevou a luta do Vasco contra o rebaixamento no Brasileirão. O Vasco chega à 28ª rodada fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar, com 30 pontos e 33,3% de chances de queda, segundo o “Bola de Cristal do Brasileirão”, a ferramenta do jornal O GLOBO. Agora, Santos (37,1%) e Goiás (34,9%) aparecem com mais chances de cair.
O jogo contra o rubro-negro será o terceiro consecutivo no Rio de Janeiro – o Vasco ainda enfrentará o Internacional em São Januário na próxima quinta-feira. Mas antes disso, o torcedor do Vasco precisará torcer contra seus rivais diretos na luta contra o rebaixamento, que entram em campo neste sábado. O Bahia recebe o Fortaleza às 18h30, enquanto o Goiás visita o Cuiabá no mesmo horário.
Fonte: Extra