Presenciar uma partida do Vasco, especialmente nos últimos cinco confrontos, se tornou sinônimo de diversão. Independentemente do resultado, a média de gols impulsionou a segunda metade do Brasileirão e destaca a nova identidade do time sob o comando de Ramón Díaz. No total, foram 19 tentos marcados nesse período (média de 3.9), incluindo duas goleadas (5 a 1 contra o Coritiba e 4 a 1 para o Santos).
Se considerarmos os 11 jogos desde a chegada do treinador argentino, temos um total de 30 gols (média de 2.8). A defesa, por sua vez, teve momentos de solidez, sem ser vazada frente ao Grêmio e ao Atlético-MG, mas mostrou fragilidade nos jogos mais recentes, mesmo quando conseguiu manter o gol invicto contra o América-MG. Isso se deve a uma postura mais ofensiva do Vasco, com maior confiança e posse de bola.
Como resultado, a fase atual é bastante diferente em relação ao início da competição. Afinal, a equipe comandada por Maurício Barbieri encontrava grande dificuldade para balançar as redes adversárias. Prova disso é que foram apenas 14 gols nos 19 jogos disputados na primeira metade do campeonato. Apesar de ter ocupado a lanterna, o Vasco também não sofreu muitos gols se comparado aos outros times do Z4 (América-MG e Coritiba sofreram 13 e 15 gols a mais que o Cruz-Maltino, respectivamente). Não por acaso, o placar mais frequente até o momento foi 1 a 0, ocorrendo em oito das 25 partidas.
Últimos 5 jogos do Vasco:
- Bahia 1 x 1 Vasco
- Vasco 4 x 2 Fluminense
- Vasco 5 x 1 Coritiba
- América-MG 0 x 1 Vasco
- Santos 4 x 1 Vasco
- Gols marcados: 12
- Gols sofridos: 8
O festival de gols, do ponto de vista ofensivo, se deve à boa fase de Gabriel Pec, que balançou as redes três vezes ao entrar no segundo tempo. Além disso, também contamos com um desempenho destacado de Pablo Vegetti. Afinal, o argentino marcou cinco gols no período e já soma sete desde que chegou ao Vasco. Até mesmo os volantes Jair e Zé Gabriel contribuíram com gols, enquanto Praxedes e Rossi completam a lista.
O próximo desafio do Vasco será contra o São Paulo, no sábado, em São Januário. Essa partida tem histórico de muitos gols, como evidenciado pelo encontro no primeiro turno, no qual o Tricolor venceu por 4 a 2 no Morumbi.
Fonte: Jogada 10
Escreva seu comentário