O Vasco retornou de Arequipa, no Peru, com um sentimento de frustração após o empate em 3 a 3 contra o Melgar, em sua estreia na Copa Sul-Americana. Depois de estar na frente por dois gols, a equipe deixou a vitória escapar nos minutos finais. Os três gols do time peruano tiveram um ponto em comum: foram resultado de jogadas aéreas.
As deficiências na defesa em jogadas aéreas acenderam um sinal de alerta para um aspecto que não havia se mostrado problemático sob o comando de Fábio Carille no Vasco. Antes do embate contra o Melgar, a defesa cruzmaltina havia sofrido apenas um gol de cabeçada nos últimos 11 jogos, que foi anotado por Thiago Silva, em uma partida contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca.
Melgar anotou três gols em jogadas aéreas contra o Vasco — Foto: Divulgação
Na coletiva, Carille destacou a preocupação com as falhas evidenciadas na partida e expressou sua decepção com o “amargo empate” contra o Melgar.
— O que aconteceu em campo era o que previmos. O Melgar joga muito pelos lados, e buscou muitos cruzamentos. Nos preparávamos para isso, mas não executamos o plano. Todos os gols sofridos foram por jogadas aéreas. Agora, é hora de levantar a cabeça e focar no Campeonato Brasileiro – disse Carille.
No total, o Melgar lançou 64 cruzamentos na área do Vasco, e todos os gols foram convertidos em finalizações de cabeça. O primeiro tento foi marcado por Gregorio Rodríguez, após um escanteio curto, aos 38 minutos da primeira etapa.
Na parte final do jogo, Facundo Castro superou Maurício Lemos no alto e fez o segundo gol, aos 34 minutos; e Cabrera apareceu nas costas de Lucas Piton para marcar de cabeça, selando o placar em 3 a 3, aos 44 minutos.
O Vasco terá um curto intervalo para corrigir suas falhas antes do próximo jogo, que será contra o Corinthians no próximo sábado. A equipe adversária, conhecida por sua eficácia em jogadas aéreas, anotou 21 dos 33 gols em 2025 a partir dessas situações, conforme dados do Gato Mestre.
A partida está agendada para as 18h30 (de Brasília) deste sábado, na Neo Química Arena, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge