O relacionamento entre o Vasco e a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, sob o formato de pontos corridos, oscila. O Cruz-Maltino é a equipe do grupo dos 12 grandes do futebol nacional que mais vezes esteve entre os quatro piores da competição.
No total, o Vasco esteve nessa situação 121 vezes. Com o empate do Botafogo com o Goiás, por 1 a 1, na segunda-feira (2), o time voltou para a posição em que esteve em 19 das 25 rodadas disputadas este ano e se isolou como o clube que mais permaneceu no Z4, à frente do próprio Botafogo, que soma 120 rodadas.
Vale lembrar que, desde a adoção do formato de pontos corridos em 2003, o Vasco já foi rebaixado em quatro ocasiões, disputando a Série B nacional por cinco anos, já que em 2021 não conseguiu o acesso, retornando apenas nesta temporada. O Botafogo, por sua vez, jogou três vezes na Segunda Divisão.
Antes dos pontos corridos, o Vasco nunca havia sido rebaixado. E essa sina parece não deixar de perseguir o clube, que ainda não conquistou o título neste formato de campeonato. Em 2011, foi vice-campeão, perdendo para o Corinthians. Se o Botafogo for campeão nesta temporada, o Vasco, juntamente com Grêmio e Internacional, serão os únicos clubes dos 12 grandes a jamais terem vencido o campeonato nos pontos corridos.
Até 2021, Vasco, Botafogo, Inter, Grêmio e Atlético nunca haviam conquistado o troféu. O Atlético levou a taça no mesmo ano, enquanto o Botafogo lidera a edição atual, sete pontos à frente do segundo colocado. Internacional e Grêmio já tiveram oportunidades de disputar o título em diversas ocasiões.
Vasco no Top-10 do Z4
No geral, o Vasco ainda figura entre os dez times que mais frequentaram a zona de rebaixamento na Era dos Pontos Corridos. O líder nesse quesito é o Coritiba. Atual lanterna, o Coxa esteve entre os quatro últimos em 153 rodadas. Em seguida, aparecem Goiás, que teve 147 participações.
Em seguida, equipes que estão na Série B atualmente estão à frente do Vasco: Avaí, Atlético-GO e Sport, com 143, 141 e 131 participações, respectivamente. Após Vasco e Botafogo, vem o América, que esteve no Z4 por 119 vezes.
Chances de rebaixamento
O Vasco melhorou consideravelmente suas chances de permanecer na Série A do Brasileirão, mas o risco de rebaixamento ainda preocupa. De acordo com os números do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube tem 34,5% de probabilidade de ser rebaixado pela quinta vez em sua história.
Os times com mais chances de rebaixamento são Santos, com 34,9%; Bahia, com 54,9%; Coritiba e América, com 95,2%. O Goiás, concorrente direto do Vasco, tem 28,8% de probabilidades de rebaixamento. Logo atrás vem o Internacional, com 20,9%. Botafogo, Red Bull Bragantino, Grêmio, Palmeiras e Flamengo são os únicos que não têm chances de serem rebaixados.
Fonte: Rádio Itatiaia