A chegada de Juan Pablo Vojvoda ao Fortaleza foi marcada por conquistas significativas para o clube, como a histórica final da Copa Sul-Americana e títulos como o tricampeonato cearense e a Copa do Nordeste de 2022. Atualmente, o time está próximo de mais uma vitória no torneio regional. De acordo com um levantamento realizado pelo site Torcedores.com, o Leão do Pici é o segundo clube que mais contratou estrangeiros desde a chegada do treinador argentino.
A era Vojvoda teve início em maio de 2021 e, desde então, o Tricolor de Aço somou um total de 19 contratações de jogadores nascidos fora do Brasil, ficando atrás apenas do Internacional, que contratou 22 estrangeiros na mesma época. O Fortaleza está empatado com o Athletico Paranaense, que também trouxe 19 atletas estrangeiros.
Confira a lista dos 10 primeiros colocados em contratações de estrangeiros pelos clubes do Brasileirão a partir de 2021:
– Internacional – 22
– Fortaleza – 19
– Athletico Paranaense – 19
– Botafogo – 18
– Grêmio – 18
– São Paulo – 18
– Vasco – 18
– Bahia – 14
– Corinthians – 14
– Atlético Mineiro – 13
A nacionalidade mais contratada pelo Fortaleza durante esse período foi a argentina, com 11 jogadores. Em seguida, estão dois jogadores chilenos, colombianos e venezuelanos, além de um equatoriano e um português. Juan Quintero e Mariano Vázquez já faziam parte do elenco do Fortaleza antes da chegada de Vojvoda, mas suas contratações foram contabilizadas para a análise total de 2021, seguindo o mesmo critério adotado em outros clubes.
Abaixo, estão listados todos os jogadores estrangeiros que chegaram ao Fortaleza a partir de 2021:
– Valentín Depietri – Argentina
– Silvio Romero – Argentina
– Tomás Pochettino – Argentina
– Chrstian Bernardi – Argentina
– Emanuel Brítez – Argentina
– Martín Lucero – Argentina
– Imanol Machuca – Argentina
– Emmanuel Martínez – Argentina
– Tomás Cardona – Argentina
– Gonzalo Escobar – Argentina
– Mariano Vázquez – Argentina
– Ángelo Henríquez – Chile
– Benjamín Kuscevic – Chile
– Juan Quintero – Colômbia
– Brayan Ceballos – Colômbia
– Rómulo Otero – Venezuela
– Kervin Andrade – Venezuela
– Anthony Landázuri – Equador
– Tobias Figueiredo – Portugal
Fonte: Esporte News Mundo