No final de 2021, o Cruzeiro estava em busca de um comprador para as ações de sua Sociedade Anônima de Futebol. Além de Ronaldo, que acabou adquirindo as ações, um grupo dos Estados Unidos também fez uma oferta de aproximadamente R$ 500 milhões e assumiria a dívida. A 777 Partners, que hoje está em litígio judicial com o Vasco após investimentos no clube carioca. Nesta quinta-feira, às 18h30, em São Januário, as Sociedades Anônimas de Futebol, que tiveram histórias semelhantes com os americanos, mas seguiram caminhos distintos, se enfrentam pela nona rodada do Brasileirão.
Ambas as organizações que gerenciam o futebol dos clubes passaram por mudanças em 2024, porém de maneiras bem diferentes. Enquanto o Cruzeiro viu Ronaldo vender os 90% das ações para o empresário Pedro Lourenço, que já estava próximo do clube e que já investia na equipe, o Vasco passou por um conturbado processo judicial.
Por decisão da diretoria do clube associativo, presidido por Pedrinho, a 777 Partners foi afastada da gestão, alegando questionamentos sobre sua capacidade financeira — a empresa se defende e afirma que cumpriu com suas obrigações financeiras. Após ter um recurso negado em segunda instância, o caso será submetido à arbitragem na Fundação Getúlio Vargas, onde Vasco e 777, como sócios na Sociedade Anônima de Futebol, apontarão árbitros e buscarão um acordo, sem prazo determinado para conclusão. Desde maio, Pedrinho e sua diretoria, como sócios minoritários, estão à frente do futebol vascaíno.
A disparidade nesse processo de transição é crucial para o futuro imediato dos dois clubes. Enquanto o Cruzeiro fez poucas alterações na estrutura da S.A.F. — trouxe o ex-vascaíno Alexandre Mattos para ser diretor de futebol —, o Vasco perdeu o CEO e o CFO (finanças) após Lúcio Barbosa e Kátia dos Santos deixarem seus cargos. Além disso, os futuros investimentos da 777 na S.A.F., previstos no acordo societário que está suspenso, foram interrompidos. Em setembro, a empresa teria que investir R$ 270 milhões no clube carioca. Com uma folha salarial elevada, a situação financeira é incerta.
A abertura da janela de transferências, em breve, já reflete as diferentes abordagens adotadas. Enquanto Pedro Martins, diretor-executivo do Vasco (e ex-Cruzeiro), reconhece que os recursos são limitados e será necessário “ser criativo” no mercado, o time mineiro já anunciou diversas contratações. O goleiro Cássio e os atacantes Kaio Jorge, Lautaro Díaz e Dudu foram os nomes confirmados. O volante Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, também está na mira. Enquanto isso, o Vasco trabalha para repatriar Philippe Coutinho, que chegou a ser cogitado pelo Cruzeiro.
Enquanto Lourenço inicia sua gestão na Toca da Raposa com força, uma venda, como fez Ronaldo, pode ser a solução para evitar uma disputa prolongada no Vasco. A 777 Partners está enfrentando um processo judicial em Nova York movido pelo fundo inglês Leadenhall, que a acusa de fraude financeira. Além disso, passa por reestruturação interna e revisão de gestão de ativos, conforme a imprensa americana. Durante esse período, empresas demonstraram interesse na fatia de ações do Vasco que estão com a 777. O grupo da financeira Crefisa foi um deles, mas a negociação esfriou.
Próximo do Z4
Em meio a tudo isso, o equilíbrio pode ser alcançado dentro de campo. O Vasco disputará sua terceira partida sob o comando do técnico Álvaro Pacheco, que vem de duas derrotas. No primeiro jogo do treinador em São Januário, ele não poderá contar com o zagueiro Rojas e o volante Sforza, ausentes devido à suspensão e terceiro cartão amarelo, respectivamente. Payet e Praxedes, ambos com lesões na coxa direita, são improváveis. O zagueiro João Victor retorna após cumprir suspensão.
O Vasco ocupa a 15ª posição na tabela, tendo a defesa mais vazada do Brasileirão, com 19 gols sofridos em oito jogos. Nas últimas duas partidas, contra Palmeiras e Flamengo, foram 8 gols e 58 finalizações dos adversários.
Já o Cruzeiro, que almeja entrar no G6, chega para o jogo sem seu meia-atacante Matheus Pereira, peça fundamental na competição. Arthur Gomes e Barreal, com problemas físicos, são dúvidas para a partida.
Fonte: O Globo