Mesmo sem ter conquistado títulos em campo em 2023, o Flamengo se destacou pela sua saúde financeira, sendo apontado como o clube mais sólido do Brasil. Essa foi uma das conclusões do “Relatório Convocados”, divulgado na terça-feira (12), em São Paulo.
O estudo, realizado pela consultoria de mesmo nome em conjunto com a Galapagos Capital e Outfield, analisou a situação financeira dos 20 times da Série A no último ano, utilizando o conceito de “rating”, que combina diversos indicadores e resulta em uma nota final.
Para chegar a esse resultado, foram realizados testes com base nos demonstrativos financeiros dos clubes nos últimos 12 meses. A avaliação levou em conta os gastos das equipes, endividamento e investimentos realizados.
Em resumo, o estudo verificou se as despesas estavam em linha com as receitas, se o endividamento era sustentável e se os investimentos foram condizentes com a realidade de cada clube.
No “Relatório Convocados”, apenas o Flamengo obteve a avaliação máxima, sendo classificado como “AAA”. Athletico-PR e Red Bull Bragantino receberam “AA”.
O Palmeiras, conhecido pela rivalidade com o Flamengo em campo e por sua gestão exemplar, recebeu nota “A”. O mesmo foi conferido a Cuiabá e Grêmio.
Já os demais clubes receberam um “sinal de alerta”, com classificações de C ou D. O Corinthians, por exemplo, com dívida próxima a R$ 2 bilhões, porém faturamento de aproximadamente R$ 1 bilhão em 2023, recebeu “C”, juntamente com São Paulo, Fortaleza e Goiás.
Os outros 10 times da elite do futebol brasileiro em 2023 foram avaliados com a nota mais baixa no relatório, sendo considerados “reprovados” com a classificação D. Nesse grupo estão clubes que se tornaram Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), como Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco.
Além desses quatro, também foram mal avaliados América-MG, Bahia, Coritiba, Fluminense, Internacional e Santos (que foi rebaixado em 2023).
Confira o ‘rating’ financeiro dos clubes brasileiros:
Flamengo: AAA
Athletico-PR: AA
Red Bull Bragantino: AA
Cuiabá: A
Grêmio: A
Palmeiras: A
Corinthians: C
Fortaleza: C
Goiás: C
São Paulo: C
América-MG: D
Atlético-MG: D
Bahia: D
Botafogo: D
Coritiba: D
Cruzeiro: D
Fluminense: D
Internacional: D
Santos: D
Vasco: D
Fonte: ESPN