Em busca de reabilitação na luta contra o rebaixamento, Fluminense e Vitória entram em campo neste domingo, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, um dos problemas que contribuem para a campanha instável das equipes é o elevado número de desfalques por lesões.
Segundo levantamento do Espião Estatístico do ge, o Fluminense é o time da Série A com mais jogadores ausentes por motivos médicos no ano, totalizando 34 até o momento. O Vitória ocupa a segunda posição, com 28 desfalques. Esses números consideram os jogos disputados por todas as equipes até a 14ª rodada do Brasileirão.
VASCO TEVE 11 JOGADORES MACHUCADOS NO BRASILEIRÃO DE 2024 ATÉ AGORA; CONFIRA A LISTA
Enfrentando o Fortaleza no próximo domingo, o Fluminense não contará com oito jogadores em recuperação de lesões: Felipe Melo e Marquinhos (em transição); Felipe Melo (lesão na panturrilha esquerda), Lima (lesão na coxa esquerda), Manoel (lesão na coxa direita), Calegari (lesão no tornozelo direito), Isaac (lesão na coxa esquerda) e Terans (lesão na panturrilha), continuam seus tratamentos.
A situação é semelhante no Vitória, que terá sete desfalques para enfrentar o Criciúma: Everaldo (em transição), Bruno Uvini, Iury Castilho, Rodrigo Andrade, Osvaldo e Caio Vinícius (em tratamento), e Camutanga (sem retorno previsto para o restante do ano).
Em uma recente entrevista coletiva, o técnico Thiago Carpini comentou sobre o impacto das lesões em seu trabalho no Vitória. Na visão do treinador, a “maratona” de jogos no Campeonato Brasileiro é o principal motivo para o Departamento Médico cheio na Toca do Leão.
– Foi, sem dúvida, a maratona mais determinante. Estamos há três semanas, se não me engano, com sete partidas, incluindo viagens. A logística para Caxias [para enfrentar o Juventude] foi terrível, com recuperação muito curta, elenco reduzido, problemas no DM, então muitos desafios e o objetivo não é criar desculpas, mas sim encontrar soluções – avaliou.
Há também equipes que lidam com menos desfalques por lesão na temporada, como Athletico, Bahia, Palmeiras e Vasco, cada um com apenas 11 lesões até o momento.
Contudo, a situação pode mudar rapidamente, diante de um calendário tão exigente. A 15ª rodada da Série A já tem início neste sábado.
Fonte: ge