A partida de segunda-feira, pelo Campeonato Brasileiro, se repetiu em São Januário. O Athletico Paranaense começou em vantagem, mas o Vasco conseguiu virar nos acréscimos, conquistando uma vitória por 2 a 1 e abrindo vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. A torcida do Vasco comemorou mais uma virada do time, que agora precisa apenas de um empate na próxima partida para se classificar para as semifinais.
O JOGO
O jogo começou com o Athletico atacando e criando boas chances. A primeira ameaça veio aos seis minutos, quando Christian cruzou para Erik, que desviou de cabeça com perigo. O Athletico continuou pressionando e chegou perigosamente aos nove minutos, com um chute cruzado de Canobbio.
A pressão do Athletico complicava a saída de bola do Vasco, e a equipe carioca teve dificuldades de criar jogadas. Payet errava na marcação e o Rubro-Negro aproveitou para chegar com perigo. Em um lance de sorte, Payet recuperou a bola e avançou pelo campo inteiro, encontrando Emerson Rodríguez na esquerda, que confundiu a defesa e deu espaço para Payet finalizar perto da trave.
Aos poucos, o Vasco entrou no jogo. Mas foi justamente nesse momento que o Athletico marcou o primeiro gol: Canobbio lançou para a área, Mastriani ajeitou de cabeça e Christian finalizou com precisão para abrir o placar. O Vasco tentou reagir e pressionou nos últimos minutos do primeiro tempo, mas não conseguiu converter as chances em gol.
No segundo tempo, o jogo ficou tenso e com muitas disputas de bola. O Vasco demorou a pressionar, mas quando o fez, encontrou em Piton um bom cruzador. Aos 13 minutos, Piton cruzou para Vegetti, que cabeceou próximo à trave, mas o gol foi anulado por impedimento. O Vasco fez substituições para tentar melhorar, mas os erros atrapalhavam o time. Payet errou na saída de bola várias vezes e foi substituído.
O Vasco apostou nos cruzamentos na área, e Pumita teve uma grande chance após cruzamento de Hugo Moura, mas finalizou para fora. Leandrinho também teve uma oportunidade de cabeça, mas parou no goleiro adversário. A pressão continuou até que o gol de empate saiu: Jean David cruzou, Rayan ajeitou de cabeça e Pumita finalizou com categoria, marcando um belo gol e empatando o jogo.
A torcida do Vasco foi ao delírio e deu ainda mais apoio ao time, que ganhou confiança para buscar a virada nos acréscimos. E ela veio: Piton cobrou escanteio, João Victor desviou e Hugo Moura apareceu para finalizar e garantir a vitória.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2×1 ATHLETICO
Quartas de final da Copa do Brasil – jogo de ida
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 29/8/2024 (segunda), às 20h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior De Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral (SP)
Cartão amarelo: João Victor, Vegetti (VAS), Thiago Heleno, Mycael, Christian, Canobbio (CAP)
Cartão vermelho: João Victor (VAS), Di Yorio (CAP)
Gols: Christian, 31’/1°T (0-1); Puma Rodríguez, 34’/2ºT (1-1); Hugo Moura, 47’/2°T (2-1)
VASCO: Léo Jardim; Puma, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura, Mateus Carvalho (Sforza, 19’/2°T) e Payet (Jean David, 27’/2°T); Rayan (GB, 41’/2°T), Emerson Rodríguez (Leandrinho, 19’/2°T) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
ATHLETICO: Léo Linck; Thiago Heleno, Kaique Rocha, Lucas Esquivel; Erick, Gabriel, Zapelli (Felipinho, 41’/2°T), Christian (João Cruz, 19’/2°T); Cuello (Nikão, 31’/2°T), Canobbio e Mastriani (Di Yorio, 31’/2°T). Técnico: Martín Varini.
Veja os vídeos:
ESTATÍSTICAS
Fonte: O Gol (texto), Jogada10 (ficha), X Prime Video Sport Brasil (vídeos), X Acerj (estatísticas)