Parabéns ao torcedor do Vasco @hugocalderano pela vitória que garantiu a medalha de ouro na Copa do Mundo de Tênis de Mesa, realizada hoje em Macau.
Um feito HISTÓRICO para o esporte brasileiro!
#VascoDaGama
Fonte: Instagram oficial do Vasco
Calderano vence líder do ranking e se torna campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa
Hugo Calderano fez história no tênis de mesa neste domingo. O brasileiro, que ocupa a 5ª posição no ranking mundial, derrotou o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking, e conquistou um título inédito para o Brasil na Copa do Mundo. Em menos de uma hora de partida, Hugo virou o jogo e venceu por 4 a 1, com os parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5. Ele foi o único atleta fora da Ásia na competição e se tornará o primeiro mesa-tenista não asiático ou europeu a levar o título.
Hugo Calderano na final da Copa do Mundo de tênis de mesa — Foto: Getty Images
Calderano já havia garantido uma medalha inédita para o Brasil ao vencer o japonês Tomokazu Harimoto, que ocupa a 3ª posição no ranking, nas quartas de final, já que não há disputa pelo bronze. Nunca antes um mesa-tenista latino-americano chegou tão longe na competição, que ocorreu em Macau, na China.
Seu oponente na final, Shidong, era um conhecido de Hugo, já que o brasileiro havia triunfado sobre ele anteriormente nas quartas de final do WTT Contender de Durban, em 2023.
Hugo chegou à final após seis vitórias consecutivas nesta Copa do Mundo. Ele derrotou o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e o chinês Wang Chuqin (2º) nas semifinais. Essa foi a sexta edição da Copa do Mundo em que Hugo participou, e seu melhor desempenho até então havia sido nas quartas de final em 2019.
O jogo
A final começou com Shidong dominante, conquistando o primeiro set com facilidade, vencendo o brasileiro por 11 a 6, perdendo apenas dois pontos em seu serviço, enquanto Calderano perdeu quatro.
No segundo set, Calderano voltou com uma postura mais agressiva e conseguiu virar o placar para 5 a 4, tomando a dianteira e abrindo uma vantagem de 2 pontos. Shidong empatou novamente em 6 a 6, mas, com um backhand potente, Hugo se destacou, e o chinês cometeu um erro, perdendo a parcial por 11 a 7.
Hugo Calderano em ação na final da Copa do Mundo — Foto: Getty Images
No terceiro set, Shidong começou bem, mas Hugo não se deixou intimidar, empatando em 5 a 5 com ataques rápidos. A partir daí, o chinês se manteve à frente, mas Hugo conseguiu empatar em 9 a 9 e virou para 11 a 9.
No quarto set, Calderano foi ainda mais consistente, dominando o jogo e garantindo a parcial por 11 a 4, ficando a apenas um set do título. No set final, ele manteve a concentração, emocionando os torcedores a cada ponto e encerrando a partida em 11 a 5, conquistando o título da Copa do Mundo.
Fonte: ge