A partida entre Vasco e Fluminense, em 16 de setembro, pela 23ª rodada do Brasileirão, ainda não tem local definido. Isso ocorre porque o Maracanã está em manutenção do gramado e São Januário não pode receber clássicos por ordem da Polícia Militar.
Atualmente, o estádio do Vasco está proibido pela Justiça do Rio, mas o clube espera receber permissão em uma audiência em 30 de agosto. Mesmo assim, se São Januário for liberado, não poderá receber o jogo contra o Fluminense com torcedores presente, conforme informações do “Lance!”.
Um relatório da PM, de maio de 2023, válido até dezembro deste ano, diz o seguinte:
“Atualmente, a área ao redor do estádio e suas entradas não oferecem condições mínimas de segurança para a realização de clássicos regionais (FLAMENGO, FLUMINENSE E BOTAFOGO), mesmo com a presença em massa da Polícia Militar, portanto, de acordo com o Art 13 do Estatuto do Torcedor, essa medida está PROIBIDA”.
Inicialmente, a ideia era levar o jogo para o Maracanã, mas o estádio ficará fechado por tempo indeterminado para a recuperação do gramado após a partida de sábado entre Flamengo e Internacional. Com isso, o Vasco está considerando a possibilidade de mandar o jogo no Nilton Santos. O estádio estará disponível, já que em 16 de setembro o Botafogo jogará fora, contra o Atlético-MG.
Um local que favoreça o Vasco em todos os aspectos
No entanto, o clube ainda está decidindo qual será a melhor estratégia. Além de beneficiar os torcedores, o Vasco está procurando um local que também favoreça seu estilo de jogo, uma vez que o foco precisa estar no desempenho esportivo, com a necessidade de se afastar da zona de rebaixamento.
O clube também terá outro clássico com mando de campo no segundo semestre. O jogo contra o Botafogo, pela 32ª rodada, será na primeira semana de novembro. O Vasco também não poderá jogar nem em São Januário, nem no Maracanã, que sediará a final da Libertadores no mesmo fim de semana.
Fonte: ge