Após um início promissor com o técnico Ramón Diaz, o Vasco voltou a enfrentar dificuldades e viu sua situação se complicar na reta final do Campeonato Brasileiro. Com apenas oito rodadas restantes, o Cruz-Maltino segue afundado na zona de rebaixamento. Além disso, o time apresentou um desempenho fraco e enfrentou problemas com suspensões de jogadores.
Com o empate frustrante contra o Goiás no último domingo, o Vasco acumulou três jogos sem vencer e teve somente uma vitória nos últimos seis jogos. Essa queda recente de aproveitamento interrompeu o bom momento que o clube vivenciou entre o fim do primeiro turno e o começo do returno. Entre agosto e setembro, a equipe de Ramón Diaz conquistou cinco vitórias, empatou duas vezes e sofreu apenas uma derrota, frente ao Palmeiras no Allianz Parque, onde proporcionou uma partida disputada.
Nessa sequência mais recente, o Vasco foi derrotado pelo Santos, Flamengo e Internacional, venceu o Fortaleza e empatou com São Paulo e Goiás. Entretanto, nas duas últimas partidas contra o Internacional e o Goiás, o Cruz-Maltino voltou a apresentar atuações fracas, cometendo erros que marcaram negativamente sua campanha no péssimo primeiro turno do Brasileirão. O Vasco demonstrou falta de criatividade e intensidade. Em São Januário, na derrota para o Internacional, a equipe de Ramón Diaz foi dominada pelo adversário durante a maior parte do jogo.
No confronto contra o Goiás, apesar de ter marcado o primeiro gol, o Vasco voltou a fazer uma partida apática, com falta de competitividade, desperdiçando chances de ampliar o placar em contra-ataques. Para piorar, voltou a sofrer com um problema que ocorreu frequentemente no primeiro turno: a falta de atenção nos minutos finais de cada tempo da partida. Isso custou dois pontos preciosos na Serrinha, o que teria permitido à equipe ultrapassar o próprio Goiás. Com esses resultados, o Cruz-Maltino soma 31 pontos e ocupa a 18ª colocação, três pontos atrás do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Preocupação com expulsões também afeta o Vasco
Além do declínio de desempenho, outra situação prejudica o Vasco nesse momento da competição. Nos últimos seis jogos, quatro jogadores do Vasco foram expulsos. Contra o Santos, Medel foi expulso depois de uma confusão generalizada em campo.
Nas derrotas para o Internacional, Paulinho e Erick Marcus foram expulsos. E, no último empate com o Goiás, foi a vez do atacante Vegetti receber o cartão vermelho, o que faz com que o Vasco perca seu principal atacante para o confronto decisivo contra o Cuiabá, na próxima quinta-feira (2), às 17h (horário de Brasília), na Arena Pantanal.
Antes dessas últimas quatro expulsões, o Vasco havia recebido apenas três cartões vermelhos em todo o Campeonato Brasileiro. Medel, Paulinho e Vegetti desfalcam o Vasco em jogos importantes da competição. Essa ansiedade ou falta de controle também pode prejudicar o desempenho da equipe nessa reta final do Brasileirão.
O declínio de desempenho em um momento crucial da competição, aliado à falta de controle dos jogadores, levanta um alerta vermelho na luta contra o rebaixamento. Apesar do otimismo gerado após a chegada de Ramón Diaz, a arrancada inicial não foi suficiente para dar tranquilidade à equipe. Dessa forma, o time precisa encontrar equilíbrio e tentar escapar da zona de rebaixamento. E nada melhor do que uma vitória na próxima rodada para trazer de volta a confiança ao Vasco.
Fonte: Trivela