
No último embate entre Vasco e Fluminense, que ocorrerá nesta quarta-feira (5) no Mané Garrincha, em Brasília (DF), o resultado sorriu para o lado Cruz-Maltino. Essa partida foi realizada na quinta rodada da Taça Guanabara de 2019, onde o Gigante da Colina conquistou a vitória com um gol de Yago Pikachu.
Este, vale lembrar, foi o último confronto entre as duas equipes longe do Rio de Janeiro. Desde 2003, apenas três clássicos entre Vasco e Fluminense aconteceram fora do estado, e o Cruz-Maltino se saiu bem em todas elas. A primeira vitória foi em 2013, quando derrotou o rival por 1 a 0 na Ressacada, em Florianópolis (SC).
Depois, o Vasco ergueu um dos últimos troféus ao vencer o Fluminense novamente por 1 a 0 na Taça Guanabara de 2016. E, finalmente, o último embate longe do Rio foi essa vitória (também) por 1 a 0, com um pênalti convertido por Yago Pikachu, no dia 2 de fevereiro de 2019, ou seja, há mais de seis anos.
Após isso, foram disputados 13 jogos no Rio, sendo oito no Maracanã, dois em São Januário, dois no Nilton Santos e um no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Lance de Ribamar, ex-Vasco, ficará na memória
Durante essa partida, um momento que marcou mais do que o gol do antigo camisa 22 (atualmente no Fortaleza) foi uma jogada de Ribamar. Naquela ocasião, o atacante, então vestindo a camisa 9 do Cruz-Maltino, disputou uma bola com o goleiro Rodolfo, que havia saído de sua área, deixando o gol quase desprotegido. Porém, Ribamar hesitou ao ver um defensor tricolor em seu caminho. No final das contas, o atacante demorou tanto para finalizar que acabou sendo bloqueado, em um dos muitos lances em que ficou notório por perder oportunidades claras.
Nesta quarta-feira, as duas equipes voltam a se encontrar no Mané Garrincha, às 21h30 (horário de Brasília), em uma partida válida pela oitava rodada da Taça Guanabara. O Vasco, ocupando a segunda posição, poderá praticamente assegurar sua vaga nas semifinais. Em contrapartida, o Fluminense enfrentará um grande perigo de eliminação caso saia derrotado.
Fonte: Jogada 10