O Vasco se salvou. Nesta quarta-feira (6), na última rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe do Rio de Janeiro venceu o Bragantino por 2 a 1, em São Januário e evitou o rebaixamento para a Série B.
O time Cruz-Maltino encerrou a competição com 45 pontos, um a mais que o Bahia e o Santos. Os times paulistas acabaram rebaixados. O gol da vitória vascaína, que trouxe alívio para a torcida, foi marcado por Serginho, aos 37 minutos do segundo tempo.
O Vasco, que necessitava da vitória, não conseguiu exercer uma pressão efetiva sobre o Bragantino. A equipe paulista se defendeu com êxito e arriscou nos contra-ataques. A situação mudou aos 25 minutos, quando Paulinho entrou no lugar de Marlon Gomes, que se lesionou. Três minutos depois, Paulinho marcou o primeiro gol após finalização desviada na defesa, colocando o Vasco na frente: 1 a 0.
No restante do primeiro tempo, o time carioca apostou na transição, mas não criou grandes oportunidades, da mesma forma que o Bragantino.
O Bragantino retornou para o segundo tempo com uma postura diferente. Aos 18 minutos, Léo Ortiz aproveitou o rebote na área e empatou o jogo, aumentando a tensão em São Januário. Cinco minutos depois, o Vasco quase retomou a liderança. Vegetti cabeceou e a bola passou raspando a trave.
O Vasco teve um novo fôlego aos 28 minutos. Léo Realpe foi expulso após revisão do VAR. Após tanta insistência, o gol da vitória saiu aos 37 minutos. Paulo Henrique fez uma boa jogada pela direita e cruzou precisamente. Serginho, que havia acabado de entrar, cabeceou e desempatou. O gol do alívio.
Ficha técnica
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: quarta-feira, 6 de dezembro, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR)
Gols: Paulinho (Vasco – 28’/1T) e Serginho (Vasco – 37’/2T); Léo Ortiz (Bragantino – 18’/2T)
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Jair, Marlon Gomes, Payet e Praxedes; Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Diaz.
Bragantino: Cleiton; Hurtado, Léo Ortiz, Léo Realpe e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Eric Ramires; Helinho, Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha.
Fonte: R7