As contratações do Vasco para o próximo período da Série A do Campeonato Brasileiro deixaram claro uma mudança na estratégia de recrutamento do clube carioca. Essa nova abordagem fez com que o técnico Ramón Díaz também reduzisse a participação dos jovens da base, priorizando uma equipe mais experiente, com conhecimento para tirar o time da zona de rebaixamento da competição.
Jogadores como Medel, Maicon, Vegetti, Praxedes e Paulinho ganharam rapidamente suas posições, deixando para trás os talentosos garotos que vinham sendo escalados em grande parte dos jogos sob o comando de Maurício Barbieri. Portanto, dos considerados titulares atuais do Vasco, apenas Gabriel Pec foi formado na base.
Jovens como Marlon Gomes, Miranda, Figueiredo Zé Vítor, Barros e Rayan tiveram suas oportunidades, mas não conseguiram se firmar. No início da temporada, quando questionado sobre a janela de contratações, o diretor de futebol Paulo Bracks afirmou que o objetivo do Vasco era promover e aproveitar suas revelações no time principal.
Contratações com muita experiência
A mudança de estratégia se deve ao fraco começo no Brasileirão. Na última janela, cinco dos dez contratados pelo clube têm mais de 30 anos, além de jogadores como Serginho e Paulinho, que possuem vasta experiência internacional.
O principal reforço foi Payet, de 36 anos, que deve começar como titular pela primeira vez no clássico contra o Fluminense, no sábado (16), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio. E ele pode tomar a vaga do único jovem que ainda permanece no time principal, Gabriel Pec.
“Estou satisfeito com os jogadores que chegaram, pois eles possuem qualidade e disciplina. São jogadores importantes. E fico feliz por eles, pois estão trabalhando muito para se adaptar ao grupo e têm se saído muito bem. Sei que o melhor reforço ainda será a torcida do Vasco, que espero que venha nos apoiar. Acredito que eles serão o reforço mais importante. Precisamos disso, vamos jogar por eles”, comentou Ramón Díaz.
A opção por jogadores mais experientes tem dado resultados dentro de campo. Dos 17 pontos conquistados pelo Vasco em 21 jogos na competição até o momento, oito foram obtidos pelo treinador e seus veteranos.
Fonte: Itatiaia