A contratação do meia-atacante Dimitri Payet, que deve ser confirmada pelo Vasco ainda neste domingo, às 10h, foi destaque nas notícias do time neste último sábado. No entanto, fora do mercado de transferências, o dia foi de comemoração na Colina. O clube prestou homenagem aos Camisas Negras, a equipe histórica que conquistou o campeonato estadual de 1923 e que simbolizou a luta contra o racismo e o preconceito social e de classe no futebol. Além disso, o Vasco também anunciou o lançamento de uma terceira camisa inspirada naquela equipe.
No dia em que a conquista completa 100 anos, os Camisas Negras ganharam uma exposição própria no Espaço Experiência, em São Januário. A exposição, organizada pelo historiador do clube, Walmer Peres, e pelo vice-presidente de História e Responsabilidade Social, Horacio Junior, foi inaugurada em uma cerimônia que contou com a presença de convidados e abriu ao público às 14h.
Camisa III 2023
Homenagem aos Camisas Negras ✅
Lançamento: Em breve⏳#CamisasNegras100Anos#VascoDaGama pic.twitter.com/cavmze2E08
Camisa III 2023 Homenagem aos Camisas Negras ✅Lançamento: Em breve⏳#CamisasNegras100Anos#VascoDaGama pic.twitter.com/cavmze2E08
Na cerimônia, foram homenageados os descendentes de Adão Brandão, Russinho, Leitão, Mingote, Claudio Destri e Torterolli, além dos de Antônio da Silva Campos (1923) e José Augusto Prestes (1924), presidentes daquela época. Eles receberam réplicas fieis das camisas usadas em 1923.
Por fim, o clube divulgou um manifesto e inaugurou uma placa na entrada da arquibancada social para honrar aquela equipe histórica.
A celebração é uma iniciativa do clube associativo, com apoio da SAF. Estiveram presentes no evento nomes como o presidente Jorge Salgado, assim como Carlos Osorio e Roberto Duque Estrada, primeiro e segundo vice-presidentes gerais. Pelo lado da SAF, participou o CEO Lucio Barbosa.
— É a contribuição de uma equipe que até hoje representa a luta contra o racismo. O que esses jogadores fizeram em 1923 continuará sendo lembrado para sempre na história do Vasco. É um legado que precisa ser transmitido, pois é importante para a sociedade, e o Vasco está cumprindo esse papel. Isso é parte da história do futebol brasileiro, sem dúvidas. Uma das mais relevantes — comentou Horacio, que também revelou a ideia de entrar em contato com outras equipes históricas do Vasco e suas famílias, como o Expresso da Vitória (1945 a 1952) e o elenco campeão da Libertadores de 1998, para futuros eventos.
A exposição ficará no Espaço Experiência até o dia 20. Faz parte do serviço Tour da Colina. Confira, clicando aqui, informações sobre preço, datas e horários de visitação.
Fonte: O Globo