Com dois gols e uma jogada decisiva nos últimos três jogos do Vasco, Pumita Rodríguez tornou-se novamente a principal escolha do técnico Ramón Díaz para a posição de lateral direito da equipe. O jogador, que teve altos e baixos nesta temporada, agora é fundamental nesta fase decisiva e será escalado na próxima partida, na visita ao Grêmio, em Porto Alegre.
Contratado a peso de ouro pelo clube carioca, Pumita era presença garantida na Seleção Uruguaia e chegou a disputar a Copa do Mundo. No entanto, devido a uma queda significativa de rendimento, que o levou para o banco de reservas, ele não foi convocado nas últimas partidas da Celeste e vinha sendo opção no banco vascaíno.
Com a suspensão de Paulo Henrique no confronto contra o Cruzeiro, Puma retomou a vaga de titular e marcou um belo gol. Na derrota para o Corinthians, ele também marcou de cabeça e ainda contribuiu com uma bela jogada que resultou no gol de Vegetti.
Rodríguez foi contratado junto ao Nacional-URU, e o Vasco concordou em pagar US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) à vista, até o final de março, mas o acordo não foi cumprido. A diretoria cruz-maltina não efetuou o pagamento ao clube uruguaio e buscou negociar as dívidas. Posteriormente, o clube foi alvo de uma ação na Fifa.
Desde sua chegada, Rodríguez acumula 44 partidas, quatro gols e uma jogada decisiva pela equipe. No domingo (3), na Arena do Grêmio, diante do Grêmio, às 18h30 (de Brasília), pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, ele terá mais uma oportunidade como titular.
Fonte: Itatiaia