O Vasco dará início, nesta quinta-feira (26), contra o Internacional, às 19h, em São Januário, a uma sequência de confrontos diretos na batalha contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Seis dos últimos dez jogos do time carioca nessa reta final do campeonato serão contra equipes que estão na parte inferior da tabela do Brasileirão, começando pelo duelo com o Colorado, válido pela 29ª rodada. Isso tem sido um obstáculo para o Vasco nesta temporada brasileira.
Até agora, o Vasco já disputou 12 partidas contra as equipes que se encontram na segunda metade da tabela do Campeonato Brasileiro. E obteve apenas três vitórias, dois empates e sete derrotas – muitas delas em casa, para Bahia, Cruzeiro, Santos e Goiás. Esses números representam um aproveitamento de apenas 30,5%, que prejudica a campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro.
Por sua vez, contra os dez primeiros colocados do Brasileirão, o Vasco teve um desempenho melhor. Em 14 partidas, foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas – o que representa um aproveitamento de 42,8%, colocando o Cruz-Maltino na 12ª posição da competição. Até agora, o Vasco derrotou o Grêmio, o Atlético-MG duas vezes, o Fluminense e, mais recentemente, o Fortaleza.
O Internacional, adversário desta quinta-feira, vem de uma goleada histórica de 7 a 1 sobre o Santos e respirou um pouco no Brasileirão. No entanto, o clube gaúcho ainda não está em uma situação confortável na competição. O time está na 14ª posição, com 35 pontos, apenas cinco pontos à frente do próprio Vasco, que tem 30 pontos, ocupando a primeira posição na zona de rebaixamento. Uma vitória do Vasco em São Januário pode aproximar o Internacional do Z-4.
Após o jogo contra o Internacional, o Vasco enfrentará o Goiás (16º colocado), no próximo domingo (29), na Serrinha, e na rodada seguinte, na quinta-feira (2), o Cuiabá (11º), na Arena Pantanal. Nesta reta final do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino também enfrentará o Cruzeiro (12º), o América-MG (20º) e o Corinthians (13º).
Ramón Diaz coloca o Inter como adversário do Vasco
Após a derrota para o Flamengo no último domingo, no Maracanã, o técnico Ramón Diaz comentou sobre a partida contra o Internacional e lembrou que, antes da goleada sobre o Santos, o adversário desta quinta também estava em uma situação delicada.
“Vamos tentar recuperá-los no pouco tempo que teremos. O Internacional vem de uma grande vitória (por 7 a 1 contra o Santos), mas também estava em uma situação complicada, assim como todos que estão separados por quatro, três ou dois pontos. Com certeza, vamos tentar obter o resultado desejado, que são os três pontos”, afirmou Ramón Diaz.
Recentemente, em entrevista coletiva, o técnico argentino já havia destacado o equilíbrio e a pequena diferença de pontos entre as equipes que lutam contra o rebaixamento no Brasileirão. Com exceção do América-MG e do Coritiba, que já estão muito atrás e precisariam de uma verdadeira façanha para não serem rebaixados, apenas sete pontos separam o Santos (18º) do Cuiabá (11º).
Esse equilíbrio na luta contra o rebaixamento fez com que o Vasco saísse e voltasse para a zona do rebaixamento duas vezes nas últimas semanas. Após a vitória sobre o América-MG, no final de setembro, em um jogo adiado, o Cruz-Maltino conseguiu ficar uma semana fora do Z-4. Na rodada seguinte, ao ser derrotado pelo Santos, voltou para a zona de rebaixamento. Na semana passada, após vencer o Fortaleza, o Vasco saiu novamente da zona de rebaixamento, mas já retornou após a derrota para o Flamengo.
Nessa montanha-russa de emoções, o Vasco tenta manter a campanha de recuperação que iniciou com a chegada do técnico Ramón Diaz. Contudo, para sair definitivamente da zona de rebaixamento, o Cruz-Maltino precisará melhorar sua performance contra os adversários diretos na luta para evitar o rebaixamento.
Estatísticas do Vasco em confrontos diretos contra o rebaixamento
- Jogos: 12
- Vitórias: 3
- Empates: 2
- Derrotas: 7
- Gols marcados: 12
- Gols sofridos: 16
- Aproveitamento: 30,5%
Fonte: Trivela