Nesta segunda-feira, 21 de agosto de 2023, o Vasco festeja 125 anos. O dia iniciou com Alvorada em São Januário e discurso do presidente Jorge Salgado e do CEO Lúcio Barbosa. As celebrações se encerraram durante a noite, com uma cerimônia solene na Sede Náutica.
125 anos de história e legado
2023 também marca o centenário do primeiro título do clube. Em 12 de agosto de 1923, o Vasco conquistou o campeonato carioca com a equipe conhecida como “Camisas Negras”, símbolo da luta contra o preconceito.
Posicionamento sobre questões do estádio
A cerimônia também foi marcada por discursos contra a proibição do acesso da torcida ao estádio de São Januário e protestos contra a administração do Maracanã. O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, solicitou agilidade no processo de licitação do estádio.
“Espero que os representantes governamentais nos auxiliem para que a licitação seja realizada o mais breve possível. A sociedade carioca não deveria aceitar uma sétima renovação de TPU nas condições atuais. A depreciação do estádio é evidente. Tenho visto diversos relatos na imprensa e redes sociais que mostram o subinvestimento no local e a exploração indevida”, criticou Fonseca.
Celebração do passado e união para o futuro
Em seu discurso, o CEO da SAF, Lúcio Barbosa, enalteceu a história do clube na luta pela inclusão e pediu união dos vascaínos para os desafios que ainda virão.
“A História comprova que estávamos do lado certo e continuaremos. Assumimos com muito orgulho essa missão. Mas não podemos fazê-la sozinhos. Só teremos sucesso se estivermos unidos como vascaínos. Tenho certeza de que estamos unidos e, assim, ficaremos mais fortes para superar qualquer obstáculo. Podemos perder algumas batalhas, mas, no final, venceremos a guerra, que é o mais importante. Porém, apenas se estivermos todos juntos”, afirmou Barbosa.
Homenagens ao longo do dia
Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.
Ao longo do dia, o clube e a SAF compartilharam homenagens nas redes sociais pelos 125 anos do Vasco. Em um dos vídeos divulgados, os jogadores do elenco parabenizaram o clube (assista acima).
“Feliz aniversário pelos 125 anos. Estou muito contente e orgulhoso de fazer parte desse clube. Desejo muitas felicidades e aproveitem esse dia. Um abraço a todos”, disse o capitão Gary Medel.
Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.
O clube também exaltou a torcida, sempre presente ao longo desses 125 anos. Em outro vídeo, perguntou aos jogadores o que o Vasco representa para eles (veja acima).
“O Vasco é minha vida. Cresci aqui, cheguei com 7 anos, saí aos 20 e retornei no ano passado. Devo tudo ao Vasco pelo que me proporcionou até agora”, declarou Alex Teixeira.
Fonte: ge