À uma semana do fim da janela de contratações, o Vasco tem mais incertezas do que certezas para a sequência da temporada. Com quatro contratações até agora, o clube ainda está atrás de jogadores para posições que são – ou deveriam ser – prioridades para o Cruz-Maltino. Agora, a diretoria está correndo contra o tempo para reforçar o elenco.
A janela foi aberta há quase dois meses, mas o Vasco ainda está atrás de um zagueiro para fortalecer o elenco do técnico Rafael Paiva. A ideia do clube é contratar um jogador que possa ser titular nessa posição.
O Vasco já teve negociações com Maurício Lemos, do Atlético-MG, mas as conversas não foram adiante devido às demandas salariais do zagueiro uruguaio, que também queria receber do clube mineiro até o final de 2024. O Cruz-Maltino também tentou contratar Rafael Tolói, da Atalanta, mas o zagueiro deseja permanecer na Europa.
Agora, o alvo do Vasco é Luan Peres, do Fenerbahçe. O Cruz-Maltino já fez uma proposta oficial pelo zagueiro, ex-Fluminense e Santos. O brasileiro tem contrato com o clube turco até meados de 2025 e está se recuperando de uma grave lesão no joelho.
O sistema defensivo tem sido um problema para o Vasco
O problema do Vasco na zaga não é novo. Na sua coletiva de apresentação no início de julho, o diretor de futebol Marcelo Sant’Ana confirmou que a posição era uma das prioridades do clube. Naquela época, João Victor estava lesionado e o clube contava apenas com Maicon, Léo e Rojas como jogadores mais experientes. Os outros zagueiros no elenco são os jovens Luiz Gustavo e Lyncon.
Recentemente, Maicon também enfrentou problemas físicos e Léo foi ainda mais criticado pela torcida do Vasco devido às falhas em gols do Red Bull Bragantino e do Criciúma.
Reforços ainda não se adaptaram ao Vasco
Os quatro reforços contratados pelo Vasco nesta janela de transferências ainda não conseguiram se estabelecer no time de Rafael Paiva. Seja devido a lesões ou escolhas do treinador, os jogadores que chegaram ao clube nessa metade do ano tiveram poucos minutos em campo.
Reforços do Vasco na janela:
- Philippe Coutino (meia): 4 jogos (163 minutos);
- Emerson Rodríguez (atacante): 5 jogos (108 minutos);
- Souza (volante): 4 jogos (91 minutos);
- Alex Teixeira (meia-atacante): 3 jogos (33 minutos);
Philippe Coutinho sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no início de agosto. O jogador está próximo de retornar e deverá ser convocado para a partida contra o Athletico-PR, na próxima quinta-feira (29), pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. No mesmo período, Alex Teixeira também sofreu uma lesão muscular na coxa direita. O atacante ainda não tem previsão de retorno.
Vasco está perto de anunciar um atacante
Além da zaga, a ponta esquerda é outra prioridade para o Vasco nesta janela de transferências. Porém, o clube já tem uma contratação acertada para essa posição. O Vasco está próximo de anunciar a contratação do atacante Jean Meneses. O jogador chileno, que estava no Toluca, do México, já está no Rio de Janeiro desde a última sexta-feira e as partes estão finalizando os últimos detalhes burocráticos para a oficialização da contratação.
Fonte: Trivela