O lateral-direito conhecido como Puma Rodríguez chegou ao Vasco em 2023 com muita expectativa ao seu redor. Porém, sua performance ficou aquém do esperado. O clube determinou que o jogador não faz parte dos planos para o restante da temporada e agora procura um destino para o atleta uruguaio, porém enfrenta obstáculos nesse processo.
A Agência RTI Esporte descobriu que o alto salário é o principal entrave para qualquer negociação no mercado da bola. Aos 27 anos, o defensor tem despertado interesse de equipes estrangeiras. Contudo, a falta de propostas concretas se dá em razão dos “vencimentos acima da média” em comparação com a maioria dos clubes interessados.
Puma Rodríguez recebe a quantia de US$ 70 mil (cerca de R$ 400 mil, na cotação atual) mensalmente. Esse valor elevado dificulta uma transferência para equipes de países vizinhos. Cerro Porteño, do Paraguai, Racing Club, da Argentina, e Peñarol, do Uruguai, tentam chegar a um acordo com o Vasco para dividir os custos mensais do jogador.
Um dos dirigentes, que não quis se identificar, revelou em entrevista que entrou em contato com o Vasco, porém desistiu da negociação devido ao alto valor recebido mensalmente pelo lateral. Além disso, o clube carioca não está interessado em dividir os salários de Puma Rodríguez.
“Ele é um jogador de muita qualidade que agregaria muito ao nosso time. Gostaríamos de tê-lo conosco. No entanto, encerramos as conversas com o Vasco pois não temos condições de arcar com os custos integrais dele. Infelizmente, ele está muito acima do nosso teto salarial, fugindo da nossa realidade financeira”, afirmou o dirigente.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, o Vasco está analisando as possíveis ações a serem tomadas em relação a Puma Rodríguez. O jogador não faz parte dos planos da diretoria e é visto como uma situação “complicada” originada pela 777 Partners. Atualmente, o técnico interino Rafael Paiva conta com Paulo Henrique como a principal opção para a lateral-direita.
Neste ano, o defensor atuou em 12 jogos, somando um total de 415 minutos em campo com a camisa do Vasco. Neste momento, o clube não poderá negociar o uruguaio com times da Série A do Campeonato Brasileiro, já que Puma Rodríguez completou o sétimo jogo na vitória por 2 a 0 contra o Fortaleza, pela 14ª rodada.
Frente a este cenário, o Vasco tem três opções: vender o jogador por um valor abaixo do mercado, dividir ou arcar com a maior parte dos salários em caso de empréstimo, ou buscar uma rescisão amigável do contrato, que se encerra somente em dezembro de 2025. A terceira alternativa, inclusive, é descartada pela diretoria do clube.
Fonte: RTI Esporte