De mansinho, com encontros realizados nas últimas semanas, a Secretaria de Assuntos Futebolísticos (SAF) do Vasco tem se aproximado de ex-jogadores reconhecidos pelo clube para ouvir conselhos e ampliar possibilidades. Por enquanto, a intenção é estabelecer uma relação próxima com os ídolos e com indivíduos que tiveram sucesso com a camisa do clube. Mudanças ou integrações no futebol não devem ocorrer até o final do ano, apesar de não estarem excluídas.
O movimento liderado pelo Diretor-Executivo Lúcio Barbosa teve início antes mesmo de sua nomeação oficial para o cargo, aproximadamente três semanas atrás. Atualmente, como Diretor-Executivo interino, Lúcio tem autonomia para conduzir o dia a dia da administração do Vasco e planejar ações de médio e longo prazo.
Lúcio tem dialogado com ídolos vascaínos. O executivo busca aproximação de nomes como Ricardo Gomes, Pedrinho e Juninho Pernambucano. Alguns já foram contatados, outros ainda serão. Fernando Prass também é um ex-jogador mencionado nos bastidores. A ideia é, com tranquilidade, ouvir, investigar possibilidades e buscar conselhos de pessoas experientes.
A possibilidade de incorporar um deles à equipe de futebol, a curto prazo, é improvável, mas existe uma grande chance de um ex-jogador ou ex-treinador com forte ligação com o clube ser convidado no futuro, apesar de os detalhes dessa função e suas responsabilidades específicas ainda não estarem claros. Por exemplo, Juninho prefere seguir a carreira de treinador, após sua passagem como executivo no Lyon.
Não se espera que ocorra nenhuma mudança ou chegada importante fora das quatro linhas antes do término do Campeonato Brasileiro, ou pelo menos até o dia 15 de setembro, prazo final para registrar novos jogadores na competição. Mesmo com o fechamento da janela de transferências, o clube continua buscando jogadores livres no mercado, como foi o caso do atacante Rossi, cuja contratação foi anunciada nesta quarta-feira. A intenção é observar como o Vasco se sairá com a chegada de reforços e da nova comissão técnica.
O movimento da diretoria da SAF é amplo e não se limita somente à aproximação de ex-jogadores. Lúcio tem feito consultas no mercado e sinalizado a profissionais de outras áreas, como a de olheiros, por exemplo.
Fonte: Globo Esporte