No dia 6 de agosto de 2023, o Vasco parecia destinado ao rebaixamento antes do fim do primeiro turno. Ramón Díaz tinha perdido os dois primeiros jogos e a equipe acumulava 10 derrotas em 11 partidas, ocupando a última posição no Brasileirão. No entanto, nesse dia, o clube ressurgiu na competição. Agora, buscará repetir o feito no domingo contra o Grêmio, mesmo adversário que marcou o início da recuperação.
Os resultados de quarta-feira, especialmente as derrotas do Bahia e do Santos, diminuíram a pressão, mas a situação ainda é desafiadora. Apesar de o time de Ramón Díaz estar demonstrando resistência como visitante – com uma vitória e três empates nos últimos quatro jogos fora de casa -, superar o Grêmio em seu estádio será uma tarefa árdua. Nas sete ocasiões em que jogou na Arena do Grêmio, o Vasco saiu derrotado em todas.
A inspiração para esse desafio pode ser buscada no primeiro turno. Na 17ª rodada, o cenário era de total desolação. O Vasco acumulava uma série de derrotas, apresentava um futebol abaixo da crítica e estava impedido de receber torcedores devido a punições do STJD e à interdição, por um período indeterminado, de São Januário. Mesmo desacreditado, o time venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol do estreante Vegetti, dando início a uma improvável recuperação que mantém as chances de permanência na Série A até hoje.
O desempenho, que antes era de 18%, agora é de 58%, desde a última partida contra o time gaúcho.
– Neste momento, a equipe não está rebaixada. Temos seis pontos em disputa. Todos vão dizer que é difícil, que é o Grêmio, mas precisamos competir. Entendo a torcida, a frustração, mas a equipe continuará lutando até o fim. Todos nós nos comprometemos a seguir até o final. A situação não está definida, ainda há seis pontos em jogo – avaliou Ramón Díaz após a derrota para o Corinthians.
O Vasco está na primeira posição fora da zona de rebaixamento, com 42 pontos. Além da partida contra o Grêmio no próximo domingo, em Porto Alegre, o time enfrentará o Bragantino na quarta-feira seguinte, em São Januário, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge