O time comandado por Rafael Paiva segue em busca de quebrar marcas no Campeonato Brasileiro. Para manter a excelente fase da equipe nesta temporada, o Cruz-Maltino terá o desafio de realizar algo inédito em sua trajetória nos pontos corridos da competição: conquistar cinco vitórias consecutivas.
Para alcançar esse objetivo, será necessário superar o Atlético-MG no próximo domingo (21), às 16h (horário de Brasília), na Arena MRV, em duelo válido pela 18ª rodada do Brasileirão.
No período em que o Campeonato Brasileiro é disputado no formato de pontos corridos, desde 2003, o máximo de vitórias seguidas que o Vasco conquistou foram quatro, como a sequência atual do clube, que obteve triunfos contra Fortaleza, Internacional, Corinthians e Atlético-GO.
A última vez que o Vasco alcançou a marca de cinco vitórias consecutivas foi em um ano memorável para a equipe: 1997. Nessa temporada, o Cruz-Maltino sagrou-se campeão brasileiro pela terceira vez. E não foi apenas uma vez que o feito foi alcançado naquele ano.
Próximo jogo do Gigante da Colina! 💢
📸: Leandro Amorim | #VascoDaGama pic.twitter.com/1cGLzRwnLh
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 20, 2024
Vasco alcançou três séries de 5 vitórias em 1997
Liderado por astros como Edmundo, Juninho Pernambucano e outros, o Vasco conquistou três séries de cinco vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro de 1997.
Dessas, duas sequências foram separadas por apenas um empate. Entre setembro e início de novembro, na reta final do Brasileirão, o Vasco disputou 11 jogos, vencendo dez e empatando um, o que ajudou a garantir a liderança na primeira fase da competição.
A última sequência de cinco vitórias seguidas terminou no último jogo da primeira fase, quando o time, já com a primeira colocação assegurada, utilizou uma equipe bastante modificada e acabou derrotado por 3 a 2 pelo Guarani, fora de casa. Naquela partida, jogadores como Edmundo, Juninho e Mauro Galvão não estavam em campo.
Tabus quebrados por Rafael Paiva no Vasco
Enquanto o Vasco avança no Campeonato Brasileiro, a equipe de Rafael Paiva tem derrubado tabus ao longo do caminho.
O mais recente deles foi a sequência de quatro vitórias seguidas no Brasileirão, obtida ao superar o Atlético-GO na última quarta-feira, no Antônio Accioly. O Cruz-Maltino não conseguia tal feito há 12 anos. Agora, na era dos pontos corridos, isso ocorreu em 2024, 2012 e 2006.
Outro tabu importante que foi quebrado por Rafael Paiva era a dificuldade de vencer o Corinthians. Com o triunfo por 2 a 0 em São Januário, pela 16ª rodada, o Vasco encerrou um jejum de 14 anos sem derrotar o time paulista. A última vitória havia sido registrada no Campeonato Brasileiro de 2010.
O Vasco também voltou a vencer o Internacional após cinco anos. Antes do triunfo por 2 a 1, na 13ª rodada, o último triunfo sobre o Inter havia sido em 2019, também no Beira-Rio, pelo Brasileirão.
Fonte: Trivela