Até o início do ano passado, a quantidade era de cinco atletas nascidos fora do país. Esse número aumentou para sete no Campeonato Brasileiro de 2023, e a partir deste ano, cada time pode convocar até nove jogadores estrangeiros por partida.
De acordo com um levantamento do Espião Estatístico, as contratações de jogadores de fora cresceram 150% na janela de transferências, se comparado à atual e à de 2019.
Nesta janela, com exceção do trio que voltou para casa, formado por Coutinho, Souza e Alex Teixeira, todos os demais reforços chegados ao time são estrangeiros. Além de Maxime Dominguez, o colombiano Emerson Rodríguez e o chileno Jean David também aterrissaram em São Januário.
Com isso, o Vasco novamente conta com nove atletas estrangeiros no time. No início do ano, o clube tinha Capasso, Orellano e Medel, mas essa equipe não existe mais — a dupla argentina foi emprestada enquanto o zagueiro chileno rescindiu e se transferiu para o Boca Juniors.
Lista de gringos do Vasco:
- Puma Rodríguez – Uruguai
- Pablo Vegetti – Argentina
- Juan Sforza – Argentina
- Emerson Rodríguez – Colômbia
- Jean David – Chile
- Galdames – Chile
- Payet – França
- Maxime Dominguez – Suíça
- Rojas – Paraguai
Vegetti e Payet, em Vasco x Fortaleza, pela Copa do Brasil — Foto: André Durão/ge
Limite por pouco não foi ultrapassado
O Vasco ficou a um passo de contar com mais um estrangeiro no plantel, mas as negociações com Ian Glavinovich, do Newell’s Old Boys, não saíram do papel porque o clube argentino não mandou a documentação a tempo.
O zagueiro argentino seria o décimo jogador de fora do país no elenco, o que forçaria um estrangeiro a ser deixado de fora das convocações para as partidas. O nome mais cotado para essa situação era o de Galdames, que já não vinha sendo utilizado com frequência.
O Vasco ainda está avaliando a possibilidade de liberar o meio-campista enquanto algumas janelas de transferências ainda estão abertas.
Fonte: ge