O Vasco passou por uma clara transformação na Série A do Campeonato Brasileiro após a chegada de reforços e do técnico Ramón Díaz durante a janela de transferências. As duas últimas vitórias comprovam a evolução em todos os aspectos. O time deixou de ser o pior ataque da competição após 23 rodadas (24 no total) e agora ocupa a sétima posição.
Em apenas dois jogos, o Vasco marcou nove gols. Isso representa mais da metade dos gols que o clube havia marcado nas outras 21 partidas. Antes do jogo contra o Fluminense, onde venceram por 4 a 2, o Vasco tinha apenas 16 gols na competição, sendo o pior ataque. Agora, já são 25 gols marcados, ultrapassando equipes como Goiás e Internacional, que possuem apenas 20 gols cada.
O confronto contra o Coritiba foi crucial para aliviar a frustração dos torcedores do Vasco. Nos três jogos anteriores em São Januário, todos com a presença de torcida, a equipe havia saído derrotada sem sequer marcar um gol. Porém, nesse jogo, foram cinco gols marcados, resultando na maior goleada do Vasco desde 2011.
Do total de 25 gols, seis foram marcados por Vegetti em apenas sete jogos. Para tirar o Vasco da última posição no ranking de ataques do Brasileirão, o camisa 99 marcou três gols (dois contra o Coritiba e um contra o Fluminense). Gabriel Pec também contribuiu com três gols dos nove mais recentes, enquanto Zé Gabriel, Rossi e Praxedes completaram o restante.
“Eu sempre sonho com o melhor para o clube e para mim. Às vezes as coisas não saem como planejado, mas acredito que trabalhei duro desde o primeiro dia. Estamos dando resultados, o que nos traz confiança”, comemora Vegetti, que está a apenas dois gols de superar sua maior marca anual na carreira, mesmo aos 34 anos.
Logo atrás do Vasco, como os piores ataques, estão Goiás, Internacional, Santos, Cuiabá, Cruzeiro e Coritiba. Duas rodadas atrás, por exemplo, Cuiabá, Santos e Coritiba tinham cinco gols a mais que o Vasco na competição.
Confira a lista dos piores ataques do Brasileirão
- 1º Goiás – 20 gols marcados
- Internacional – 20 gols marcados
- 3º Santos – 23 gols marcados
- Cuiabá – 23 gols marcados
- Cruzeiro – 23 gols marcados
- 6º Coritiba – 24 gols marcados
- 7º VASCO – 25 gols marcados
- 8º América – 26 gols marcados
- Atlético – 26 gols marcados
- 10º São Paulo – 27 gols marcados
- 11º Corinthians – 28 gols marcados
- Bahia – 28 gols marcados
- 13º Fortaleza – 29 gols marcados
- 14º Red Bull Bragantino – 33 gols marcados
- 15º Fluminense – 34 gols marcados
- 16º Flamengo – 36 gols marcados
- 17º Athletico – 37 gols marcados
- 18º Palmeiras – 38 gols marcados
- 19º Botafogo – 39 gols marcados
- Grêmio – 39 gols marcados
Fonte: Itatiaia