O Vasco da Gama e o Mercado Bitcoin (MB), que têm uma parceria de fan token, divulgaram uma iniciativa que empregou Inteligência Artificial (IA) para desenvolver dois novos uniformes do time. Os torcedores podem participar escolhendo sua versão favorita entre 27 de outubro e 3 de novembro.
Para participar, é necessário preencher o formulário no site oficial da campanha, votar no uniforme favorito e comparecer ao jogo do Vasco x América-MG, que acontecerá em 12 de novembro, para retirar a camisa vencedora no estande oficial do MB, em São Januário. Serão disponibilizadas apenas 500 unidades para resgate.
“Nossa parceria com o Vasco da Gama já está estabelecendo uma base sólida e esse projeto para homenagear os torcedores do Gigante da Colina permitiu executar uma estratégia com foco em diversidade e representatividade, usando a inovação como recurso para a criação dos novos uniformes. Além disso, a iniciativa também contribui para levar educação financeira para as categorias de base e colaboradores”, afirma Inaiara Florêncio, diretora de Branding, Conteúdo e Influência do MB.
Para desenvolver o design dos uniformes, foram utilizados três programas de Inteligência Artificial (MidJourney, ChatGPT e Runaway) para alimentar uma quarta IA com informações sobre momentos importantes da história do Vasco e inspirações marcantes nos uniformes.
A primeira versão, denominada “Cruz da Resistência”, foi abastecida com as histórias de glórias, batalhas e vitórias dos anos de 1923, 1924 e 1927, que assinalam o ano do primeiro título carioca da equipe, a Resposta Histórica e a Inauguração de São Januário, respectivamente.
A outra alternativa, chamada de “Uniformes Negros 2.0”, resultou em uma releitura do uniforme utilizado em 1923 pelo icônico elenco do Vasco, composto por negros e operários, que marcou a história do futebol brasileiro.
A campanha “Muito Amor Investido” foi concebida pela Gana, agência de publicidade full service e parceira do MB, responsável por todo o desenvolvimento e execução da campanha, assim como o conceito e produção dos uniformes.
“Pensamos nos uniformes como uma forma de homenagear e recompensar os torcedores que investem tempo, dinheiro, amor e dedicação em seu time do coração. Com isso em mente, tivemos a ideia de trazer a Inteligência Artificial como um recurso para o processo de criação dos uniformes e reforçar o que está no DNA do MB”, explica Ary Nogueira, Co-fundador e Co-CCO da Gana, agência de publicidade que desenvolveu a campanha.
A tokenizadora do MB lançou em 2020 o Vasco Token (MBVASCO01), representação digital de partes dos direitos do clube em relação ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que garante porcentagens financeiras nas transferências (nacionais ou internacionais) de jogadores formados na base do time.
Na prática, isso significa que, a cada transferência de jogadores como Philippe Coutinho e Douglas Luiz, os detentores do Vasco Token recebem uma parte do valor da transação. Além disso, existem cláusulas de desempenho para alguns jogadores, que podem resultar em pagamentos extras pelos clubes e, consequentemente, para quem investe no Vasco Token.
Para adquirir o MBVASCO01, basta abrir uma conta na plataforma do MB e comprar o ativo.
Fonte: Portal do Bitcoin – Uol