O Vasco da Gama está encontrando dificuldades para vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro. Após o empate contra o Goiás no último domingo (29), a equipe carioca caiu para a 18ª posição, com 31 pontos, e está a três pontos do 16º colocado, Santos. Conforme o site O Almirante, em 15 partidas disputadas longe de seus domínios, o Gigante da Colina obteve apenas duas vitórias e cinco empates, somando 11 pontos dos 45 possíveis. Esses números correspondem a uma efetividade de 24,4%, o que justifica a colocação do Vasco na tabela do Brasileirão.
Dentre todos os clubes presentes na zona de rebaixamento, o Vasco possui o segundo pior ataque, com apenas 30 gols, e é a terceira equipe, dentre as últimas oito, com o maior número de derrotas (15). Com oito rodadas restantes para o fim do campeonato, o Vasco da Gama já igualou o número de vitórias neste segundo turno em relação ao primeiro, o que indica uma evolução na equipe Cruz-maltina, entretanto, todas essas vitórias ocorreram em casa.
A equipe carioca ainda terá três confrontos fora de casa, contra o Athletico Paranaense, Cruzeiro e Grêmio, e precisa de uma maior efetividade para conseguir se livrar do rebaixamento. Conforme a UFMG, a pontuação mágica para que os clubes possam evitar a zona de rebaixamento é de 47 pontos, portanto, o Vasco precisaria conquistar 16 dos 24 pontos possíveis. No entanto, caso obtenha 14 pontos, ainda teria uma boa chance de se manter na Série A, o que ressalta a necessidade da equipe em obter vitórias, levando-se em consideração a proximidade entre os clubes presentes na parte inferior da tabela.
O próximo confronto do Vasco da Gama será nesta quinta-feira (2) contra o Cuiabá, fora de casa, às 17 horas (horário de Brasília). A equipe comandada pelo técnico Ramón Díaz precisa conquistar pontos nesta reta final para que o sonho de permanecer na Série A em 2024 se torne realidade.
Fonte: Esporte News Mundo