Firme na disputa do Paulistão, Palmeiras se destaca pelo aumento de seguidores nas mídias sociais em março, atingindo a marca de 20 milhões de inscritos
- Palmeiras é líder no crescimento mensal e alcança 20 milhões em seus perfis oficiais;
- Flamengo se destaca por ser o primeiro clube a atingir 8 milhões no TikTok;
- Vasco alcança o terceiro melhor desempenho do mês ao somar 150 mil novas adesões;
- Atlético-MG ultrapassa os 11 milhões de inscritos no conjunto de seus perfis;
- Santos fecha o TOP 5 em março ao agregar mais de 100 mil novos seguidores;
- Paysandu e Remo se sobressaem no YouTube durante o último mês.
São Paulo, 5 de abril de 2024 – Na última edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom ressaltou o desempenho mensal no crescimento de novos inscritos nas redes sociais. Os 50 clubes avaliados no estudo somaram um total de 1,8 milhão de seguidores durante março. Os cinco clubes que se destacaram no crescimento mensal foram: Palmeiras, Flamengo, Vasco, Atlético-MG e Santos. Juntos, essas equipes foram responsáveis por cerca de 1 milhão das novas inscrições, ou seja, 57% do total entre todos os 50 clubes no período.
Equipes
O Palmeiras encabeça os maiores avanços no ranking ao acumular mais de 340 mil novas inscrições em suas plataformas. O destaque do “Verdão” se deve a diversas conquistas, como o alcance de 6 milhões de inscritos no Instagram e 5 milhões no Facebook, o que resultou nos 20 milhões de seguidores em suas redes sociais. O sucesso pode ser atribuído ao desempenho do “Alviverde” no Paulistão em março, chegando às finais invicto e com a melhor campanha.
O Flamengo ocupa o segundo lugar nos melhores desempenhos do último mês, registrando 287 mil novas inscrições nas suas plataformas oficiais. O “Rubro-Negro” liderou em duas das plataformas, no Instagram (137 mil novos seguidores) e no “X” (30 mil), além de atingir a marca inédita de 8 milhões de seguidores no TikTok.
O Vasco fecha o pódio mensal ao somar 150 mil novos seguidores em suas plataformas oficiais. O principal resultado do “Cruzmaltino” veio do TikTok, com 100 mil novas adesões, o que corresponde a 67% do seu desempenho. Esse resultado contribuiu para que o Vasco atingisse a marca de 13 milhões de seguidores em suas redes sociais.
O Atlético-MG aparece em quarto lugar no crescimento do último mês, com 148 mil novas inscrições em suas contas. Mais da metade do desempenho veio do TikTok, onde o clube ganhou 100 mil novos seguidores, um aumento de 7% em toda a sua base digital em março. O destaque foi alcançar a marca de 11 milhões de seguidores no conjunto de seus perfis oficiais.
O Santos completa o TOP 5 nos crescimentos do mês anterior, somando mais de 100 mil novos seguidores em suas plataformas oficiais, com o Instagram representando 93% desse resultado, ou seja, 97 mil novos seguidores.
Paysandu e Remo brilham no aumento de seguidores no YouTube, devido às transmissões de suas últimas partidas na plataforma pela Copa Verde.
Confira abaixo a análise completa:
O estudo é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom com o intuito de acompanhar a evolução das presenças digitais dos 50 clubes com maior número de seguidores no país.
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros