Os dois confrontos seguiram histórias similares. A diferença é que, enquanto o Vasco conseguiu abrir o placar diante do Cruzeiro, na partida contra o Juventude saiu atrás. Nos momentos das expulsões, o time comandado por Rafael Paiva estava dominando o jogo e buscava o gol para garantir a vitória e reverter o empate de 1 a 1.
E as expulsões tiveram consequências parecidas. Com um jogador a menos, o Vasco quase provou o gosto da derrota em suas últimas aparições no Brasileirão — o que seria desastroso para a classificação, subtraindo pontos preciosos para seu lugar na tabela.
Souza é expulso em Vasco x Juventude — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
O que preocupa é que as expulsões têm sido uma constante para o Vasco ao longo da temporada. Ao todo, foram seis cartões vermelhos no Brasileirão, sendo cinco diretos. O time é o quinto em número de expulsões no Campeonato Brasileiro, onde a maioria dessas penalizações influenciou diretamente os resultados das partidas. Vamos relembrar cada caso.
Ranking de cartões vermelhos no Brasileirão
A equipe é a sexta em expulsões no Campeonato Brasileiro e muitas delas afetaram diretamente o resultado dos jogos.
• Hugo Moura – Athletico-PR 1 x 0 Vasco
Com o jogo em 0 a 0, Hugo Moura foi expulso após uma falta na defesa, por ser o último homem e interromper um contra-ataque do Athletico. A desvantagem numérica custou caro e o Vasco acabou perdendo por 1 a 0.
• João Victor – Vasco 1 x 6 Flamengo
A derrota para o rival já era amarga, mas ficou ainda pior após a expulsão do zagueiro em uma entrada forte sobre De La Cruz. O Vasco havia sofrido a virada para 3 a 1 e lutava para se reorganizar quando a expulsão complicou ainda mais a situação, resultando em uma goleada de 6 a 1 para o Flamengo.
• Victor Luís – Juventude 2 x 0 Vasco
Na despedida de Álvaro Pacheco no comando da equipe, a expulsão de Victor Luís foi crucial para o fiasco. O lateral cometeu falta em Taliari e foi expulso no final da partida, o que culminou em um gol contra quando a bola, após cobrança de falta, bateu no travessão, ricocheteou em Léo Jardim e entrou.
• David – Bahia 2 x 1 Vasco
A expulsão de David aos 14 minutos do segundo tempo foi decisiva na derrota por 2 a 1 para o Bahia. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo com o placar empatado em 1 a 1.
PC Oliveira, comentarista de arbitragem dos canais Globo, analisou a polêmica expulsão, e o técnico Rafael Paiva se mostrou insatisfeito com a decisão do árbitro João Vitor Gobi, de São Paulo.
• Mateus Carvalho – Cruzeiro 1 x 1 Vasco
Mateus Carvalho era um dos destaques do jogo até sofrer um cartão vermelho após um pisão em Matheus Henrique. O Vasco, que havia saído na frente no Mineirão, sofreu o empate no início do segundo tempo e, mesmo com um jogador a menos, conseguiu segurar o 1 a 1.
• Souza – Vasco 1 x 1 Juventude
No duelo contra o Juventude, Souza ficou em campo por menos de quatro minutos. Tempo suficiente para ser expulso direto após uma entrada dura. Ele entrou aos 38 minutos e 45 segundos do segundo tempo, substituindo Sforza, e foi punido aos 42 com um carrinho desleal que atingiu o joelho de Carrillo.
Fonte: ge