A Agência RTI Esporte descobriu que o Vasco teve uma conversa preliminar com o agente do jogador, Carlos Leite, na semana passada. Contudo, ainda não formalizou uma oferta pelo meio-campista de 35 anos.
Atualmente no Basaksehir FK, da Turquia, desde janeiro de 2024, após passagens bem-sucedidas por Beijing Guoan, da China, Besiktas, da Turquia, e Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita. O Vasco está pensando em liberar alguns atletas para diminuir a folha salarial.
O chileno Gary Medel chama a atenção do Boca Juniors, da Argentina, e da Universidad Católica, do Chile. Existe ainda a possibilidade de uma potencial saída do atacante Rossi, o que acarretaria em uma economia significativa no departamento de futebol.
O Vasco acompanha Souza desde os tempos do Beijing Guoan, porém jamais formalizou uma oferta. Por outro lado, o Basaksehir FK não tem intenção de vender o meio-campista na próxima janela de transferências e o considera como uma peça importante para a equipe.
De acordo com informações apuradas, Souza tem contrato vigente com o Basaksehir FK até junho de 2025. A cláusula de rescisão está fixada em 5 milhões de euros (R$ 28 milhões, na cotação atual). Seu valor de mercado, conforme o site alemão Transfermarkt, equivale a 425 mil euros (R$ 2,3 milhões).
O Basaksehir FK reconhece a necessidade de reforçar o elenco para a próxima temporada. Entretanto, os turcos acreditam que uma saída de Souza agora prejudicaria o planejamento do clube durante a janela de transferências.
Na temporada anterior, por exemplo, o meio-campista contribuiu para a conquista de uma vaga na fase preliminar da Conference League, tendo disputado 13 partidas e realizado uma assistência. O reduzido número de jogos tem uma justificativa: Onur Ergun.
O astro turco foi titular em 21 dos 41 jogos do Basaksehir FK na temporada 2023/2024. Considerado um dos principais jogadores da equipe, Onur Ergun apenas foi desfalque por motivo de suspensão ou lesão, sendo substituído exatamente por Souza.
O Vasco monitora um possível regresso de Souza. A diretoria manifesta interesse na contratação, desde que seja sem custos para o clube. O meio-campista, por sua vez, demonstra desejo de retornar e está disposto a reduzir seus vencimentos para vestir novamente a camisa do Gigante da Colina.
Fonte: RTI Esporte