O Campeonato Brasileiro está entrando na fase decisiva. Restam sete rodadas completas, além de três jogos atrasados, para o final da competição. A disputa pelo título está acirrada, mas a luta contra o rebaixamento promete ser intensa. Serão 24 partidas entre times que ainda não garantiram, matematicamente, a permanência na Série A.
A análise do ge leva em consideração todas as equipes que ainda correm o risco de serem rebaixadas, mesmo que mínimo – como os casos de São Paulo e Fortaleza, com menos de 1% de chance de queda, de acordo com o Espião Estatístico. América-MG e Coritiba, que têm uma probabilidade muito baixa de escapar, também estão na contagem.
Portanto, é importante ressaltar que essa análise foi feita considerando o cenário antes do início da 32ª rodada. Nas próximas partidas, algumas equipes podem se livrar completamente do rebaixamento, enquanto outras podem ter sua queda confirmada.
Portanto, nesse cenário, um total de 12 equipes correm algum risco de jogar na Série B em 2024. Os confrontos entre essas equipes correspondem a quase um terço dos 73 jogos que ainda serão disputados até 6 de dezembro, quando o Brasileirão será encerrado.
Coritiba, Cruzeiro e Goiás são as equipes com mais confrontos nessa parte da tabela, com cinco cada uma. São Paulo e Corinthians, com três cada, estão no final dessa classificação. Neste fim de semana, serão disputados três confrontos entre essas equipes. Veja, abaixo, os jogos por rodada.
30ª rodada
- Fortaleza x Cruzeiro
32ª rodada
- Cruzeiro x Inter
- Coritiba x Goiás
- Santos x Cuiabá
33ª rodada
- América x Coritiba
- Goiás x Santos
- Bahia x Cuiabá
- Cruzeiro x Vasco
34ª rodada
- Coritiba x Cruzeiro
- Vasco x América
- Santos x São Paulo
- Cuiabá x Fortaleza
35ª rodada
- São Paulo x Cuiabá
- Corinthians x Bahia
- Goiás x Cruzeiro
36ª rodada
- Vasco x Corinthians
- Bahia x São Paulo
- Cuiabá x Inter
37ª rodada
- Corinthians x Inter
- Fortaleza x Goiás
- América-MG x Bahia
38ª rodada
- Santos x Fortaleza
- Goiás x América
- Coritiba x Corinthians
Fonte: ge