A emocionante saga para a liberação de São Januário, finalmente, teve um desfecho. No início da tarde desta quarta-feira, Vasco, Ministério Público e Prefeitura do Rio assinaram um acordo que tem como objetivo encerrar o processo judicial. Como resultado, o estádio será liberado para o público. Tudo indica que a partida entre o Cruz-Maltino e o Coritiba, no dia 21, contará com a presença de torcedores.
Após 83 dias de punição, devido aos incidentes após a derrota para o Goiás, foi necessário elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nele, o clube se compromete a tomar uma série de medidas de segurança e reestruturação interna e externa em São Januário. Na última semana, o diálogo progrediu bastante. Assim, a reunião, desta vez, foi apenas uma formalidade para a assinatura dos documentos.
O prefeito Eduardo Paes, torcedor do Vasco, esteve presente na sede do MP. Assim como alguns dos principais dirigentes cruz-maltinos: o presidente institucional, Jorge Salgado, seu vice geral, Carlos Roberto Osório, e o CEO da SAF, Lúcio Barbosa, além dos advogados do clube. Aproximadamente 30 profissionais da imprensa também foram autorizados a registrar o momento.
“Nosso objetivo aqui é contribuir para que as coisas melhorem cada vez mais. O Vasco tem uma história de exemplos. Isso acontece mais uma vez. A partir de agora, com o TAC, buscaremos trabalhar de forma mais integrada na área ao redor do estádio, buscando melhorar acessos, fluxos e a ordem urbana. Algo semelhante ao que já fazemos no Maracanã”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A liberação não ocorrerá a tempo, no entanto, do clássico contra o Fluminense, que acontece neste sábado, às 16h. Afinal, a questão também envolvia um laudo extra da Polícia Militar para jogos contra os rivais cariocas, devido ao maior risco. Durante o processo, inclusive, o Vasco buscou o aval do Corpo de Bombeiros e o apoio de diversos políticos e artistas influentes, que criticaram a ação da Justiça.
A alegação, aliás, era de que a interdição sem prazo definido não apenas era injusta do ponto de vista esportivo para o clube, mas também causava prejuízo à comunidade da Barreira do Vasco, que depende do grande movimento nos dias de jogos com público para trabalhar.
Vasco celebra acordo
Nas redes sociais, o Cruz-Maltino comemorou a assinatura do acordo com o MP e confirmou o progresso das melhorias previstas no TAC.
“São Januário passará por melhorias na operação de jogos e segurança para se tornar o estádio no Rio de Janeiro pioneiro a possuir um sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, que será implantado por fases. (…) O acordo prevê a instalação de câmeras de alta definição, com capacidade de capturar imagens com nitidez. Inclusive em ambientes com pouca luminosidade, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio.
O Vasco da Gama agradece ao Procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, a toda equipe do MP-RJ e aos demais órgãos públicos. Pelo trabalho incansável que levou à celebração de um acordo histórico que certamente terá impactos positivos não apenas para os frequentadores de São Januário e seu entorno, mas também para toda a sociedade”, dizem alguns trechos do comunicado.
Ver esta publicação no Instagram
Fonte: Jogada 10