O Vasco fechou a extensão do vínculo do treinador Ramón Díaz até dezembro de 2025, com a possibilidade de prolongamento até o término de 2027. As tratativas estavam em estágio avançado desde terça-feira (12) e foram concluídas neste último fim de semana. Resta apenas a assinatura do novo acordo.
Ramón Díaz receberá um ajuste salarial e bonificações por objetivos alcançados. Além da questão financeira, o treinador argentino também foi assegurado de um elenco competitivo para lutar por feitos favoráveis em 2024. A comissão técnica constituída pelo filho e auxiliar Emiliano Díaz, o auxiliar Juan Romanazzi, o analista Damian Paz e o preparador físico Diego Pereira também permanecem no Vasco.
A renovação com Ramón Díaz era considerada como prioridade no Vasco. Resolvida essa questão, o diretor de futebol Alexandre Mattos iniciou a dar atenção para outros assuntos, como a permanência de atletas em término de contrato.
Assegurados
O atacante Rossi permanecerá no Vasco por mais um ano, uma vez que o acordo firmado até 31 de dezembro contemplava uma prorrogação automática até o encerramento de 2024, em caso de permanência na Série A. Outro que já tem negociação encaminhada para prolongar é o zagueiro Maicon. O jogador encerrou o Brasileirão como titular e está em alta com o técnico Ramón Díaz.
O Vasco deseja, porém está complicado
O treinador argentino também solicitou a permanência do meio-campista Praxedes. O jogador está emprestado pelo Red Bull Bragantino até o final do mês. O Vasco tem a opção de aquisição de 70% dos direitos econômicos pelo montante de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 26,8 milhões), mas negocia uma redução desse valor. No entanto, o clube paulista está sendo rígido nas negociações.
Em 2021, o Red Bull Bragantino desembolsou por Praxedes R$ 35,9 milhões ao Internacional. O meio-campista recuperou o seu prestígio em sua passagem pelo Vasco e com apenas 21 anos, tem muita margem para evolução. Por essa razão, o Massa Bruta não pretende facilitar a sua saída. O Cruz-Maltino tem a seu favor o desejo do jogador em permanecer no Rio de Janeiro.
O Vasco também quer manter o goleiro Ivan, que está emprestado pelo Corinthians até o final do ano. No entanto, o jogador almeja ter mais oportunidades em 2024 e dificilmente permanecerá, tendo em vista que Léo Jardim encerrou o ano como titular absoluto e considerado um dos melhores da posição no Brasil.
Paulo Henrique é mais um jogador que está emprestado ao Vasco até o final do ano. O Cruz-Maltino tem interesse em mantê-lo, mas no empréstimo junto ao Galo não foi incluída uma opção de aquisição. Logo, os clubes precisam negociar novamente, porém ainda não há conversa nesse sentido. O lateral-direito não está nos planos do clube mineiro, que deseja realizar negócio em caráter definitivo. Outros clubes brasileiros também estão interessados, assim como agremiações dos Estados Unidos.
Bagagens prontas
Robson e Sebastian também estão emprestados até o dia 31, porém o Vasco não tem interesse na permanência desses atletas. O zagueiro pertence ao Nice, da França, enquanto o atacante tem contrato com o Houston Dynamo, dos Estados Unidos.
Disponíveis para negociar
O Vasco ainda possui em seu elenco três jogadores em término de contrato e que ficarão disponíveis a partir de janeiro. São os casos de Gabriel Dias, Alex Teixeira e Zé Gabriel. O meio-campista foi bastante utilizado por Ramón Díaz e deve ser o único que terá o contrato renovado.
Fonte: Uol