O time de São Januário chegou a um acordo com o Shakhtar Donetsk para antecipar o recebimento de duas parcelas da negociação envolvendo Marlon Gomes. O jogador foi transferido em fevereiro deste ano por 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 64 milhões na época da negociação).
A transação teve início na gestão anterior do Vasco SAF, liderada por Lúcio Barbosa, e foi finalizada com a aprovação do Conselho de Administração em uma reunião realizada em 12 de junho, quando a diretoria comandada por Pedrinho já estava à frente do controle do futebol do clube.
O Vasco concedeu um desconto de 15% na operação financeira para adiantar o recebimento das parcelas. A justificativa apresentada ao conselho foi a delicada situação financeira no caixa da SAF vascaína. O presidente Pedrinho tem reafirmado, tanto internamente nos conselhos do clube quanto publicamente, o compromisso de manter as obrigações financeiras em dia até o final de 2024.
Em fevereiro, o portal ge apurou que a negociação por Marlon Gomes foi dividida em três parcelas de 4 milhões de euros. Com a antecipação das duas parcelas restantes, o Vasco receberá antecipadamente 8 milhões de euros, com um desconto de 15% — ou seja, o clube receberá 6,8 milhões de euros, aproximadamente R$ 41 milhões.
Recentemente, em uma coletiva de imprensa, Pedrinho criticou os adiantamentos praticados pela SAF e destacou que essa prática era comum na gestão anterior, ressaltando que a SAF não poderia depender desse mecanismo para se manter.
— Os adiantamentos já estão presentes desde o começo do ano. Ou até mesmo desde a criação da SAF. “Ah, isso é algo normal em um clube de futebol”. Sim, quando era um clube associativo, mas isso não pode se tornar rotina, isso não é natural. No entanto, qual é o meu compromisso? Honrar com as obrigações. É isso que tenho feito e continuarei fazendo.
A gestão de Pedrinho, ao assumir o controle do futebol, revelou que encontrou o caixa da SAF vazio e desde então tem buscado alternativas para manter em dia os compromissos futebolísticos do Vasco, além de trabalhar para resolver pendências financeiras com a 777.
Fonte: ge